destaque na Educação Infantil de Guararema

Depois de conhecer e estudar um pouco sobre a vida de Leonardo Da Vinci, o olhar das crianças da Escola Municipal Nossa Senhora da Escada transformou-se em encantamento. O projeto surgiu no ano em que o mundo celebrou 500 anos da morte de Da Vinci (1452-1519), cujo talento tem impacto até hoje.

Entre os principais objetivos do projeto, é possível destacar a ampliação do repertório artístico dos alunos e a possibilidade de conhecer um pouco sobre a vida de Leonardo Da Vinci e suas obras e, sobretudo, estimulá-los a acreditar em suas potencialidades, respeitar as diferenças e trabalhar em equipe para um objetivo em comum.

A Escola inovou, modulando as etapas de seu projeto de acordo com a curiosidade dos alunos, aguçada pelos diferentes materiais levados para sala de aula. Desta forma, eles puderam manusear diferentes tipos de suportes artísticos para reprodução e releitura de obras do artista, despertando o potencial criativo e empreendedor, estimulando a criatividade e gerando autoconfiança.

Além disso, o projeto assegurou os diretos de aprendizagem descritos na BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Durante as aulas, os pequenos encararam um desafio proposto pela Professora Michele. A proposta era construir, usando palitos de sorvete, uma ponte autossustentável, seguindo a ideia de Da Vinci. A proposta fez tanto sucesso, que os alunos foram visitar as pontes do Município de Guararema. “Levar os alunos para fora da sala de aula permitiu ampliar as possibilidades dessas conexões”, diz Vanessa, Diretora da Escola.

Pofessora Michele e seus alunos, em visita a ponte de Guararema: uma experiência real!

O projeto foi marcado por grandes descobertas e encantamento. Além das habilidades que adquiriram colocando a mão na massa nas bancadas makers, as crianças aprenderam também a resolver problemas, a dividir descobertas e a valorizar a pesquisa, algo interessante e divertido, além de inerente às relações de ensino e aprendizagem. “Leonardo da Vinci nos ensinou que podemos ser o que quisermos e o que couber na nossa imaginação”, afirma a Professora Michele Ferreira, idealizadora do projeto.

O projeto foi destaque no Rede de Ideias, evento que fez parte da VI Jornada da Educação de Guararema, sucesso entre os professores da municipalidade. Além disso, o projeto foi selecionado para a 3ª fase do Prêmio Arte na Escola Cidadã, que busca identificar, reconhecer e divulgar projetos modelares na área de Artes, que apresentem consistência pedagógica no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.

Para finalizar o Projeto, a Escola organizou uma aula- passeio ao Museu da Imagem e do Som, para que visitassem a exposição “Leonardo Da Vinci – 500 anos de um gênio”. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a mente do homem que lançou as bases para algumas das invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o helicóptero, o automóvel, o submarino, o paraquedas e a bicicleta.

“Homem Vitruviano”, uma releitura da aluna da E.M. Nossa Senhora da Escada.

De acordo com a Professora da turma e idealizadora do projeto, Michele Ferreira, “os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de forma interativa o Museu da Imagem e do Som, que lhes apresentou obras de Leonardo Da Vinci e sua história. Ter o contato com a história do artista que conheceram ao longo do ano letivo, dentro da sala de aula, poder manusear algumas criações de Da Vinci, ter contato com os estudos de suas obras de forma tão aprofundada e concreta trouxe aos alunos mais intensidade e a certeza de que Leonardo Da Vinci lhes deixou uma marca eterna em seus corações. “Agradeço à Secretaria Municipal de Educação pelo apoio ao trabalho realizado em sala de aula e por ter proporcionado aos alunos essa experiência riquíssima que vai além de qualquer recurso que eu poderia oferecer dentro da Escola. A felicidade e o encantamento ficaram estampados no rosto das crianças ao longo desta semana. Acreditar no potencial de nossos alunos é papel de todos nós!”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments