A Segunda edição do Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê aconteceu nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2021, e teve como tema central ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA.

As transmissões ao vivo aconteceram das 19h00 às 21h00 pelo canal de Youtube do Fórum e estão disponíveis para serem assistidas.

Os educadores que foram inscritos pelas Secretarias de Educação dos municípios participantes puderam receber seus Certificados de Participação, ao seguir os procedimentos de assistir às palestras e enviar relatórios de participação nos devidos prazos.

Os certificados gerados estão disponíveis para serem baixados, basta acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

Programação do 2º Fórum

ENSINO FUNDAMENTAL:
Desafios e Perspectivas em Tempo de Pandemia.

  • Superar os desafios e buscar caminhos para enfrentar a crise causada pela pandemia
  • Avaliação para a aprendizagem
  • Os impactos da interrupção das atividades presenciais no ciclo de alfabetização
  • Ensino híbrido nos anos iniciais do EF
  • Repensar a BNCC e os currículos para os anos iniciais do EF
  • Formação de professores para os desafios educacionais da pandemia
  • Impactos da pandemia nas desigualdades educacionais

02.09.2021
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZADOS SOBRE A CRISE

Palestra 1

Licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Foi docente no Instituto de Educação da Universidade do Minho de 1988 a 2019 onde, além da lecionação de diversas unidades curriculares – ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento –, orientou estágios de Educadores de Infância, Professores do 1.º Ciclo e Psicólogos. Tem coordenado vários projetos de investigação nas áreas do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem e promoção da leitura e é autora de vários instrumentos de avaliação da linguagem e da leitura e de vários programas de intervenção nestas áreas.

Palestra 2

Doutora em Educação pela UFMG. Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE, FaE/UFMG. Coordenadora do projeto ALFALETRAR, na rede municipal de Lagoa Santa, MG. Autora de vários livros e numerosos artigos sobre a aprendizagem da língua escrita no ensino fundamental. Prêmio Jabuti - Melhor livro de não ficção do ano - 1917: Alfabetização: a questão dos métodos. (Editora Contexto). Último livro, 2020: ALFALETRAR: toda criança pode aprender a ler e a escrever (Editora Contexto)

– Leandro Bassini – Secretário de Educação de Suzano
– Adriane Galo Alcântara da Silva – Secretária de Educação de Ferraz de Vasconcelos
– Carlos Henrique do Nascimento – Professor do Município de Ferraz de Vasconcelos
– Karina Azevedo Marquis – Professora do Município de Suzano

Coordenação da mesa

– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.

09.09.2021
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

Palestra 1

Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales em Santiago, Chile. Ela fez Pedagogia na Universidade de São Paulo. Tem mestrado em Educação Comparada pela Universidade Stanford e doutorado em Política Educacional pela Universidade Harvard. Dirigiu o Programa de Especialização em Ensino (PED Brasil) no Lemann Center de Stanford. Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e trabalhou no Escritório Regional de Educação da UNESCO em Santiago, Chile. Sua pesquisa está relacionada a políticas comparadas em educação, formação de professores e currículo.

Palestra 2

Doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan - Ann Arbor. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi presidente do INEP de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016 e membro do Conselho Nacional de Educação, entre 2016 e 2020, onde foi um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Participou do Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Evaluacion Educativa do México e foi consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.

– Maria Donizeti de Queluz Camargo – Secretária de Educação de Santa Isabel
– André Stábile – Secretário de Educação de Mogi das Cruzes
– Fábia Aparecida Costa – Subsecretária de Educação de Guarulhos
– Rodrigo Aparecido da Silva – Diretor Pedagógico do Município de Santa Isabel
– Nayara Xavier – Professora do Município de Mogi das Cruzes
– Cintia Alcantara de Araújo – Professora do Município de Guarulhos

Coordenação da mesa

– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.

16.09.2021
AVANÇOS E RETROCESSOS NAS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E OS LIMITES E POSSIBILIDADES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palestra 1

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires. Atua como professora da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem, pesquisando principalmente os seguintes temas: prática pedagógica, produção de textos, leitura, alfabetização, oralidade. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem.

Palestra 2

Diretora da Tríade Educacional. Bióloga, Pedagoga, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação com ampla experiência na área de Educação como professora e coordenadora. Co-organizadora dos livros Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora, e STEAM em sala de aula. É coordenadora de Pós-graduação em Metodologias Ativas. Acompanha escolas e redes de ensino na implementação de currículos voltados Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e inserção do STEAM. Atuou na elaboração dos Referenciais dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio e, como especialista do Movimento pela base, apoiou os redatores dos currículos estaduais na área de Ciências da Natureza da BNCC.

– Elaine Cristina Gentil Baptista – Secretária de Educação de Arujá
– Aline Amorim Marques – Secretária Adjunta de Educação de Guararema
– Priscila Siqueira Said – Professora do Município de Arujá
– Monica Cidade – Professora do Município de Guararema

Coordenação da mesa

– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.

23.09.2021
EDUCAÇÃO E O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES

Palestra 1

Professora, assistente social, mestra e doutoranda em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Foi Secretária de Educação de Belo Horizonte e Secretária de Educação do Estado de Minas Gerais. Também foi secretária da extinta Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI do MEC. Defensora de uma educação pública de qualidade para todos com atenção à diversidade e inclusão. Feminista, negra, ativista do Movimento Negro, é vereadora na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Palestra 2

Obteve graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidad de Barcelona (1996). Fez pós-doutorado na Universidad de Barcelona e no INRP-Paris (2005). Em 2011 fez um segundo pós-doutorado na UFMG e, em 2015, outro na UPEC-Paris. É professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua também no CEEL- Centro de Estudos em Educação e Linguagem e na Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: psicolinguística, didática da língua portuguesa, alfabetização, formação do professor e psicologia da educação.

– Simone Lacerda Monteiro – Secretária de Educação de Poá
– Maria Elizabeth De Vita Bueno – Diretora da SME de Biritiba Mirim
– Adilson Marques de Oliveira – Professor Orientador no Centro Educacional Técnico e Pedagógico de Santa Branca
– Edilene Sanches Baptista – Professora do Município de Poá
– Denise Pires de Faria Mazante – Professora do Município de Biritiba Mirim
– Junio do Nascimento Arantes – Professor do Município de Santa Branca

Coordenação da mesa

– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.

30.09.2021
A BNCC E OS CURRÍCULOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: GARANTIR OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM

Palestra 1

Diretora do Instituto Reúna, fundadora do Instituto Mathema, conselheira do CEESP, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Conselho Consultivo do Movimento pela Base (BNCC – Base Nacional Comum Curricular), Membro do Conselho Consultivo da Fundação Nova Escola, é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP.

Palestra 2

Bacharel em Física (Universidade de São Paulo -1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University -1971), Doutor em Física (Universitaet Regensburg -1974). Professor Sênior do Instituto de Física e Membro da Coordenação da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Consultor da UNESCO para propostas curriculares. Principais focos de trabalho e de publicação de livros e artigos: educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências.

– Silvana de Fátima Nascimento – Secretária de Educação de Salesópolis
– Lucas de Assis Costa – Secretário de Educação de Itaquaquecetuba
– Tatiane Aparecida Passos – Professora do Município de Salesópolis
– Eurico Fiame Rodrigues – Diretor de Departamento da SME de Itaquaquecetuba

Coordenação da mesa

– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.

Instituições que apoiaram o 2º Fórum

REALIZAÇÃO

Secretarias de Educação dos Municípios do Alto Tietê

PROMOÇÃO

10 Anos Condemat logo - fundo preto menor

ORGANIZAÇÃO EXECUTIVA

logo ibsa novo_branco

Certificados de participação

Os Certificados estão disponíveis apenas para os participantes que entregaram pelo menos um relatório de participação.

Para baixar seu Certificado, basta acessar o Ambiente Virtual de Avaliação (AVA) do Segundo Fórum e clicar no link “Certificado” no final da lista.

O seu login de acesso e sua senha continuam sendo o número do seu CPF.

Clique em ACESSE O AVA DO SEGUNDO FÓRUM (botão abaixo) e preencha com o número do seu CPF os dois campos e clique em ACESSAR.

Acervo Bibliográfico

Acervo de materiais de apoio, experiências no ensino fundamental dos
municípios participantes do 2º fórum e outros materiais de referência estão disponibilizados nesta sessão

Fique por dentro do que está acontecendo nos Municípios do Alto Tietê

Acervo bibliográfico do Segundo fórum
FonteNome do documentoBaixar
Palestrante Telma Ferraz LealHeterogeneidade, educação e linguagem em contextos do campo e da cidadeBaixar
Palestrante Telma Ferraz LealInterdisciplinaridade no ciclo de alfabetizaçãoBaixar
Palestrante Lilian BacichO que considerar na implementação do Ensino Híbrido?Baixar
Palestrante Fernanda Leopoldina Parente VianaOuvintes sortudos - Um programa de promoção da fluência em leitura – 2º anoBaixar
Palestrante Fernanda Leopoldina Parente VianaO ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica : um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoBaixar
Palestrante Katia Stocco SmoleApresentação da Palestra - BNCC, coerência pedagógica sistêmica e recomposição da aprendizagem na pandemiaBaixar
Caderno Técnico 2021

Clique na imagem e acesse o Caderno com dados educacionais e socioeconômicos dos Municípios do Alto Tietê

INFORMAÇÕES E CONTATO

Portal: www.forumeducacaoaltotiete.com.br

E-mail: contato@forumeducacaoaltotiete.com.br