VEJA AQUI COMO PARTICIPAR.
É SIMPLES E FÁCIL.

Com alegria, damos as boas-vindas ao QUINTO FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO TIETÊ que acontecerá de 27 de agosto a 24 de setembro de 2024.

Os municípios participantes são: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca e Suzano.

Os profissionais da educação dos municípios participantes serão inscritos pelas próprias Secretarias Municipais de Educação. Em breve será publicada a lista oficial de inscritos. Aguarde.

O participante inscrito poderá acompanhar todas as sessões do Fórum e obter o Certificado de Participação, desde que as condições descritas a seguir sejam observadas.

Leia as orientações com atenção. Todas as informações de que você precisa estão aqui.

IMPORTANTE!

Mesmo que você NÃO faça parte da lista de inscritos (que será divulgada em breve), você ainda poderá acompanhar as sessões do Fórum pela internet, mas não terá acesso ao certificado e não poderá encaminhar perguntas e comentários aos palestrantes durante as sessões. Os certificados serão exclusivos para os educadores inscritos pelas Secretarias de Educação dos municípios organizadores do Fórum.

COMO SERÁ?

As sessões serão transmitidas de forma aberta pela internet em tempo real pelo canal no YouTube em youtube.com/c/FórumEducaçãoAltoTietê.

Após a transmissão ao vivo, ainda será possível ter acesso aos conteúdos das sessões pelo portal do Fórum em www.forumeducacaoaltotiete.com.br ou no próprio canal do Youtube.

Você poderá assistir em qualquer um desses canais pelo computador, celular ou tablet. É só estar conectado à internet.

COMO INTERAGIR?

O grande objetivo do Fórum é proporcionar um diálogo sobre nosso fazer pedagógico em um momento tão cheio de desafios como o que estamos vivendo. Então, aproveite a oportunidade para enviar perguntas e comentários no chat no próprio canal do Fórum no YouTube durante a transmissão ao vivo.

Lembre-se, essa oportunidade é exclusiva para os profissionais inscritos (veja acima em IMPORTANTE).

Atenção! Para sabermos quem você é, não esqueça de enviar no chat suas perguntas e/ou comentários com seu nome e o nome de seu município. Por exemplo:

“Sou a professora Maria de Souza, de Guarulhos. Gostaria de saber…”

COMO OBTER O CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO?

O Fórum é um espaço de formação para todos, mas apenas os profissionais inscritos poderão obter o Certificado.

Para obter o Certificado de Participação, o profissional inscrito deve observar as seguintes condições:

Regras gerais

  1. Participar das sessões conforme a programação, seja ao vivo, seja na transmissão que ficará gravada no canal do Fórum no YouTube ou no portal do Fórum (forumeducacaoaltotiete.com.br).
  2. Preencher um formulário para cada sessão, de forma completa e dentro do prazo estabelecido.
  3. Após assistir à sessão, preencher e enviar o relatório contendo seus comentários e avaliações sobre o conteúdo.

PRAZO
O relatório precisa ser enviado via Portal do Fórum em até seis dias após cada sessão ao vivo. Portanto, se você assistir à sessão gravada, organize-se para enviá-lo dentro do prazo determinado, lembrando que a contagem inicia no dia seguinte à transmissão AO VIVO.

PREENCHIMENTO
Os relatórios são sempre individuais. Mesmo que você tenha acompanhado as sessões com um grupo de colegas ou usando um equipamento comum, cada inscrito é responsável pelo preenchimento e envio de seu relatório de participação.

Orientações técnicas para acesso aos formulários estão detalhadas a seguir.

VALIDAÇÃO
Os relatórios serão avaliados e validados por uma comissão designada pela Secretaria de Educação do seu município. Apenas serão considerados válidos para fim de certificação os relatórios que forem validados pela comissão.

Cada relatório enviado e validado pela comissão valerá 6 horas de atividade formativa.

Ao fim das 5 sessões, o participante inscrito que tiver os 5 relatórios validados terá direito a um Certificado de 30 horas de atividade. Se forem apenas 4 relatórios, o certificado somará 24 horas de atividade e assim sucessivamente.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA ACESSO AOS FORMULÁRIOS E AO CERTIFICADO:

(exclusivamente para os profissionais da educação inscritos pelas Secretarias de Educação)

Siga o passo a passo

  1. Acesse o Portal do Fórum forumeducacaoaltotiete.com.br
  2. Clique em: Acesse o AVA (ambiente virtual de aprendizagem) (EM BREVE)
  3. Digite seu CPF nos dois campos de preenchimento: nome de usuário e senha
  4. Preencha os formulários que estarão disponíveis na tela e clique em enviar
    1. Você deverá preparar uma síntese reflexiva a respeito do que foi apresentado durante a transmissão ao vivo. Este texto não poderá ultrapassar 800 caracteres.
    2. Os formulários serão disponibilizados ao longo do mês, de acordo com o calendário.
    3. Você poderá responder apenas uma vez cada formulário e sua resposta será atrelada ao seu CPF.
  5. Você poderá conferir se seu nome está na lista dos educadores credenciados pelo seu Município que poderão receber Certificados de Participação. Para conferir, basta entrar neste Portal e verificar se seu nome está na relação no menu CONFIRA SUA INSCRIÇÃO.
  6. Se você encontrar alguma dificuldade, faça contato imediatamente com a sua Secretaria de Educação. Ela vai nos enviar novamente o seu nome e CPF.
  7. O Certificado, com o respectivo número de horas de participação, estará disponível no Portal do Fórum a partir do mês de novembro de 2024. Você poderá baixá-lo automaticamente.
  8. Os profissionais da educação que atuam em mais de um Município participante do Fórum receberão apenas um Certificado.