Educação Infantil: Como ressignificar práticas de leitura e escrita na primeira infância.

É inegável a importância da leitura e escrita na vida das crianças, mas não podemos deixar de observar também que a tecnologia vem tomando cada vez mais espaço na vida de nossas crianças.

Procurando conciliar o material didático SET Brasil, livros paradidáticos complementares, leitura e tecnologia, as vivências aqui relatadas mostram momentos de intencionalidade pedagógica ricos em sensibilidade e que colaboram para o desenvolvimento das habilidades necessárias.

As situações dessas vivências, têm como intenção maior que os estudantes desenvolvam o papel de leitores e escritores, mesmo antes de saberem ler convencionalmente. Em geral as crianças se sentem bastante atraídas por livros infantis e muitas vezes, já os conhecem por intermédio de estímulos da casa ou da escola.

Procurando trabalhar textos onde tenha o predomínio da língua poética rimada e outros gêneros textuais, possibilitamos às crianças se atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, além de questões culturais.  O ato de ler e interpretar pode tornar-se mais agradável quando aliado a práticas adequadas que estimulem os alunos no contato com o texto escrito.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments