A educação é direito humano fundamental que perpassa o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos estudantes, deve ser garantida a todos.
A inclusão escolar de todos os estudantes nas classes comuns do ensino regular é processo. A plena inclusão nunca se efetivará sem a prática inclusiva, sem o esforço presente para superação das dificuldades, sem a adoção de medidas que possam gerar resultados no futuro, sem o fomento da cultura inclusiva nas escolas, na comunidade, na sociedade…
A educação inclusiva vem se estruturando no município. Considerando as preocupações dos professores, percebemos que os maiores desafios são as implementações pedagógicas para atender a todos os alunos em suas especificidades. Ao longo de todo o tempo vimos percebendo que os diálogos e reflexões, provocam impactos positivos nos profissionais envolvidos e gradativamente vem alcançando mais pessoas interessadas em ultrapassar as barreiras para atingir o sucesso no desempenho e participação de todos os alunos nas atividades escolares. O maior objetivo é o grau de independência e autonomia dos alunos em todas as atividades.
Valeria Cristiane Gusman Rodrigues
Professora do Centro Educacional Técnico e Pedagógico
Secretaria Municipal de Educação