Projeto de Alfabetização no Ensino Remoto: desafios e possibilidades.

Jaqueline Zago1 Márcia Maria Staquecini2

O cenário frente à pandemia trouxe perspectivas desafiadoras a todos os profissionais da educação. Foi imprescindível a ressignificação das práticas pedagógicas para lidar com as dificuldades desencadeadas por diversos fatores, tais como o uso de recursos tecnológicos, a prática por meio das metodologias ativas e a preocupação com as fragilidades emocionais e o prejuízo das aprendizagens.

Foi pensando desta forma que um grupo de professoras alfabetizadoras do município de Itaquaquecetuba das escolas EMEB Professora Maria Eulália Borges e EMEB Shozaeymon Setokuchi, representadas pelas professoras: Eliana Aparecida Silva de Menezes e Ana Regina Cunha dos Santos idealizaram um projeto a fim de contribuir no processo de alfabetização durante o Ensino Remoto.

O projeto intitulado “Aprender é divertido” teve por objetivo desenvolver as habilidades de compreensão do sistema de escrita, fonemas e leitura por meio de atividades lúdicas. É importante ressaltar que essas professoras conseguiram realizar a prática de inestimável sucesso mediante a conscientização e engajamento das famílias e dos estudantes envolvidos, nas quais com as intervenções pedagógicas foi possível acompanharem todo o processo.

O processo do projeto contou com formação de palavras, janelinha da leitura e formação de palavras com tema direcionado onde as ações foram registradas por meio de vídeos encaminhados pelas famílias.

A prática pedagógica propiciada neste projeto evidencia a esperança do fazer docente motivando os estudantes no processo de alfabetização.

1 Jaqueline Zago. Professora Titular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Atualmente, faz parte da equipe técnica do Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação (Nfapa) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti).

2 Márcia Maria Staquecini. Professora Titular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em Itaquaquecetuba. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente, faz parte da equipe técnica do Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação (Nfapa) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti).

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