Material de apoio educacional fortalece Projeto Político-Pedagógico das Escolas da Prefeitura de Guarulhos

A rede municipal de educação de Guarulhos preparou um material de apoio educacional inédito para fortalecer o Projeto Político-Pedagógico das escolas, e contribuir com novas reflexões, aprendizagens e desenvolvimento de alunos e educadores. A coleção Saberes na Rede contempla estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O material foi elaborado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) da Secretaria de Educação, resultado de diversas pesquisas e da experiência de educadores que integram a Divisão Técnica de Currículo e Análise de Materiais Pedagógicos, com base na proposta curricular da rede municipal.

“Mais do que dizer o que o material é, cabe destacar o que ele não é. Ele não é um sistema de ensino; não é uma apostila; não é para o engessamento das práticas docentes. O objetivo é complementar as propostas dos educadores favorecendo o processo educativo por meio de sugestões em concordância com os Saberes e as Aprendizagens do QSN”, destaca Ana Paula Reis, chefe da Divisão de Currículo.

Repleto de conhecimento e de sugestões de vivências, a publicação destinada aos professores e alunos envolve histórias, parlendas, músicas, poemas e jogos, entre outros, acompanhando dois livros literários para os educandos, escolhidos para cada etapa e modalidade de ensino. Nesse processo, o professor é essencial para a realização das propostas e o desenvolvimento de cada aluno, que aprende brincando, interagindo, experimentando, pesquisando e observando.

As turmas da EPG São Domingos já vêm utilizando o novo material de apoio Saberes na Rede e a coordenadora pedagógica Viviane Azevedo tem acompanhado todo o processo. “O Saberes na Rede é de extrema aceitação pelos professores e muito importante como material de apoio. Os professores ficam mais seguros de trabalhar com ele porque contempla a Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN)”.

Propostas pedagógicas

Esta primeira edição para os educandos dos 1º e 2º anos propõe um percurso que valoriza a infância, a ludicidade, a imaginação e o protagonismo do educando, com o objetivo de proporcionar situações de aprendizagem que potencializem os saberes previstos na proposta curricular.

A turma do 2° ano, da professora Cláudia Guedes tem utilizado o material durante as aulas. “As crianças estão amando as propostas, como o uso do alfabeto móvel para montar palavras, produzir frases, entre outras atividades. Cada dia trabalhamos uma proposta, ajustando com as demais atividades relacionadas à nossa rotina escolar”, conta a professora sobre a fase de alfabetização e letramento dos alunos em reconhecer, nomear e escrever as palavras.

A Secretaria de Educação reforça a importância de materiais pedagógicos de qualidade para que os educandos tenham novas experiências de aprendizado, além do compromisso com o ensino.

“A entrega da coleção Saberes na Rede faz parte das ações de implementação da proposta curricular e também contempla a Lei nº 7.921/2021 – que institui o Programa Saberes em Casa de Guarulhos, uma Política Municipal de Atividades Remotas, com o objetivo de complementar as propostas educativas para auxílio ao processo de ensino aprendizagem dos educandos. Neste ano, a iniciativa dialoga, ainda, com a Lei nº 7.016/2012, que institui o programa de fomento ao livro, leitura e literatura no município de Guarulhos”, reforça Solange Turgante, diretora do DOEP.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments