DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: REGISTRO DE MEMÓRIAS E A CÁPSULA DO TEMPO.

Uma forma muito interessante de nos tornarmos “presentes no futuro” é propor às crianças a construção de uma cápsula do tempo colecionando memórias, objetos e sentimentos que marcaram épocas, lugares e acontecimentos.

Este trabalho contempla a habilidade (EF01HI05) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – “Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras  que marcaram época ao longo do tempo”, de História e está sendo muito bem empenhada como sugestão de tarefa aos familiares durante o isolamento social na rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, região do Alto Tietê/SP.

A educadora Maria Valderez Estevão de Macedo, da Emeb Engenheiro Chiozo Kitakawa, desde o início da suspensão das aulas presenciais, seguiu as orientações da professora de sua filha Emilly Demezuk Estevão de Macedo (4), e vem elaborando, um Livro de Memórias sobre as experiências vividas pela criança no convívio com a família durante este tempo em que precisou se afastar das atividades escolares presenciais.

Valderez está registrando em uma carta, a vivência deste período para que a criança possa ler e relembrar em anos posteriores, tudo o que fizeram e conseguiram superar juntas e ainda coleciona fotos em uma pasta narrando a ordem cronológica dos fatos.  Ela nos relata “Decidi registrar os acontecimentos para que após a pandemia possamos observar os registros escritos e fotográficos, possibilitando assim, uma leitura e reflexão sobre o que vivemos e ao rever este material saberemos que as imagens nos provocarão maior sensibilidade e emoção”.

Assista ao vídeo

Essa proposta nasceu como uma forma de registro de memórias e hoje se tornou muito mais do que isso. Ter uma história para lembrar e documentar este período de isolamento social e de tantas mudanças mundiais hoje constitui para ambas, um disparador emocional, que ajuda a  desabafar as angústias, medos e incertezas sobre o futuro. Além de constituir uma experiência rica em aprendizagens significativas.

O Secretário de Educação de Itaquaquecetuba, Fabiano Oliveira Novais, parabeniza toda equipe de educadores da rede, pois observa que neste processo não se perdeu a oportunidade de continuar aprendendo e se desenvolvendo na segurança de seus lares, fortalecendo laços afetivos, promovendo a autoconfiança e de forma individualizada, o potencial de cada um. Conclui “Precisamos estar atentos ao bem-estar de nossas crianças, construindo juntos um senso de responsabilidade para as gerações futuras”.

Daniela David Delgado – Mestranda em Ciências da Educação / UniEvora – Portugal.

Diretora do Nfapa  (Núcleo de Formação da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de  Itaquaquecetuba).

29 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra Maria Saraiva da Silva
Sandra Maria Saraiva da Silva
3 anos atrás

Parabéns Itaquaquecetuba! Pela dedicação e desempenho que vem desenvolvendo para garantir o aprendizado dos alunos do nosso município em tempo de pandemia.

Bruna Maria de Oliveira Dantas
Bruna Maria de Oliveira Dantas
3 anos atrás

Amei a sugestão ! Da pra ver e notar o comprometimento da família junto à escola . É disso que precisamos . Andar de mãos dadas para que nossos pequenos avancem cada dia mais . A parte dos registros é muito importante pois irá trazer grandes reflexões no futuro.

Parabéns pela sugestão !

Débora Santos Ferreira
Débora Santos Ferreira
3 anos atrás

Inicio com menção elogiosa à idéia na qual foi desenvolvido esse trabalho aqui exposto. Não seria justo nominar os participantes, pois se trata de um trabalho maravilhoso que contribui com o desenvolvimento dos estudantes , sua autonomia , e a participação efetiva dos responsáveis. Parabéns aos envolvidos por permitir uma Educação de qualidade o munipicio de Itaquaquecetuba dá um show.

Patricia Emiliq
Patricia Emiliq
3 anos atrás

Em um tempo tão diferente, cheio de anseios e expectativas, pelo mundo. No que se diz respeito ao nosso cotidiano. Queremos a todo momento respostas para tudo e em uma grande amplitude e de forma veloz.
E pensando do macro para o micro encontramos neste projeto ações que colaboram significativamente para o desenvolvimento em uma construção maravilhosa, adotada de forma lúdica, interativa, enfatizando o ser enquanto aprendente, resiginificando aprendizagens, exacerbando afetividade.
Parabéns ITAQUAQUECTUBA.
Ao nosso Secretario.
Ao Núcleo Pedagógico.
Sempre inovando e buscando novas formas de ensinar.
Parabéns pelo excelente projeto. A capsula do tempo, livro de memórias. Simplismente Fantástico.

Fanny Staquecini
Fanny Staquecini
3 anos atrás

Excelente trabalho realizado pela Valderez.
Parabéns 👏

Beatriz Martins
Beatriz Martins
3 anos atrás

Ótimo trabalho a cápsula do tempo e o uma experiência muito bacana que vale muito a pena ser feita

RODRIGO COIMBRA DE ARAUJO
RODRIGO COIMBRA DE ARAUJO
3 anos atrás

Excelente trabalho!

Francis Meire
Francis Meire
3 anos atrás

Ótimo trabalho, essa experiência com certeza desenvolveu nos estudantes grandes valores. Valores a serem seguidos durante a vida. Parabéns a todos os envolvidos.

Francis
Francis
3 anos atrás

Ótimo trabalho. Essa experiência desenvolveu nos estudates valores que eles vão levar para toda vida. Parabéns a todos os envolvidos.

Jaqueline Marques
Jaqueline Marques
3 anos atrás

Diante do cenário atual essas atividades são de extrema importância, colocando o aluno como protagonista em suas ações, gerando memórias afetivas para o futuro.
Muito bom! Parabéns!

Leila da Silva Soares
Leila da Silva Soares
3 anos atrás

Equipe sempre inovando!! Mais uma sugestão e trabalho de excelência!!

#OrgulhoemserSEMECTI

Ana Lucia Monagatti
Ana Lucia Monagatti
3 anos atrás

Adorei, parabéns pelo trabalho! Inovar na aprendizagem, é aguçar a criatividade da criança, com isso ela se apropria, e o ensino tem um maior significado.

Letícia Dellalibera
Letícia Dellalibera
3 anos atrás

Maravilhoso o trabalho! A criança só aprende quando algo tem significado e sentido a ela. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻

Carolina Ariane de Almeida
Carolina Ariane de Almeida
3 anos atrás

Desde o início de nossas formações para está época de Pandemia junto à Equipe Semecti, tivemos excelentes sugestões
A Cápsula do tempo foi uma delas e contribuiu demais para os planejamentos de aulas dos docentes e registros incríveis como este da Valderez e da Emilly. PARABÉNS a toda equipe da Coordenadoria da Semecti que contribui demais para nossa adaptação a este momento ampliando para as práticas futuras.

Elizabeth Ribeiro
Elizabeth Ribeiro
3 anos atrás

Trabalho de excelência, parabéns a todos!

Jaqueline Aparecida Pacheco Amador
Jaqueline Aparecida Pacheco Amador
3 anos atrás

Com tudo o que estamos vivenciando, este projeto é de suma importância pois tem interação entre escola e família, onde os educandos aprendem de forma lúdica e prazerosa. Parabéns ao projeto, ao nosso secretário de educação do município de Itaquaquecetuba, Fabiano pela iniciativa. Parabéns ao Núcleo de Formação responsável por toda colaboração.

Deolinda do carmo Silva
Deolinda do carmo Silva
3 anos atrás

Muito bem elaborada ,com essa atividades podemos trabalhar várias coisas principalmente o desenvolvimento motor .. excelente escolha

Maria Cristina Perpetuo
Maria Cristina Perpetuo
3 anos atrás

Parabéns aos profissionais da Educação do município de Itaquaquecetuba, que enfrentam os desafios, inovam, se comprometem com o fazer Pedagógico, independente do contexto.
Parabéns à gestão do Secretário de Educação Fabiano Novais.
#orgulhodesersemecti

Gislene Duarte vita
Gislene Duarte vita
3 anos atrás

Parabéns itaqua pela dedicação e criatividade.

KARINA PEREIRA DE AGUIAR
KARINA PEREIRA DE AGUIAR
3 anos atrás

É gratificante ver o grandioso comprometimento da Secretaria da Educação, em promover ações Diversificadas e significativa para nossas crianças do Município.
Parabéns pelo belíssimo trabalho e dedicação de sempre, trabalhos como este da cápsula do Tempo nós remetem a registros e memórias únicas e essências.

Camila
Camila
3 anos atrás

Excelente trabalho para o desenvolvimento, aprendizagens e experiências significativas para futuras memórias.

Parabéns !

Maria da Penha
Maria da Penha
3 anos atrás

Mesmo em meio ao caos que todos estamos passando encontrar motivo e deixar marcas positivas em nossas crianças, será o maior legado que podemos deixar registrado. Parabéns Valderez.

SANDRA REGINA RODRIGUES LIMA
SANDRA REGINA RODRIGUES LIMA
3 anos atrás

Excelente profissional nossa amiga Valderez, a filhinha tem pra quem puxar!!!
Os trabalhos desenvolvidos são muito ricos e de grande valia não só para o aprendizado da Emilly, mas para todos profissionais da educação e alunos.

JANAINA CAROBENI
JANAINA CAROBENI
3 anos atrás

Parabéns pelo belíssimo Projeto!
GRATIDÃO, é a palavra que resume cada atividade realizada e registros realizado em tempo real, onde se percebe o querer fazer, desenvoltura, momento de afetividade, saberes adquiridos e diálogo constante, sem dúvida nenhuma excelente…

Solange de Moura Maria
Solange de Moura Maria
3 anos atrás

Parabéns a toda equipe da SEMECTI! Desde o início da pandemia vem realizando excelentes projetos!
A cápsula do tempo é uma valiosa atividade, onde os alunos irão fazer um paralelo entre o que pensam e desejam nos dias atuais e o que será realizado no futuro. Isso é aprendizagem significativa.

ELAINE VALADÃO DE MELO
ELAINE VALADÃO DE MELO
3 anos atrás

Em tempos tão difíceis, ao qual precisamos nos reinventar diariamente para atrair o olhar da criança para as atividades escolares, foi um super incentivo a cápsula do tempo, pois TD virou uma brincadeira que ensina! Parabéns Professora! Parabéns Itaquaquecetuba pelos excelentes profissionais que estão a frente da educação!

Adeline Silva
Adeline Silva
3 anos atrás

Lindo trabalho, Parabéns aos profissionais da educação de Itaquaquecetuba, fazendo sempre um trabalho de excelência. .

Fernanda Araújo
Fernanda Araújo
3 anos atrás

Excelente trabalho, parabéns pela dedicação e comprometimento.

Fanny Staquecini
Fanny Staquecini
3 anos atrás

Arrasando como sempre!