Categorias
Educação Infantil Experiências Municípios Itaquaquecetuba

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: REGISTRO DE MEMÓRIAS E A CÁPSULA DO TEMPO.

Uma forma muito interessante de nos tornarmos “presentes no futuro” é propor às crianças a construção de uma cápsula do tempo colecionando memórias, objetos e sentimentos que marcaram épocas, lugares e acontecimentos.

Este trabalho contempla a habilidade (EF01HI05) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – “Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras  que marcaram época ao longo do tempo”, de História e está sendo muito bem empenhada como sugestão de tarefa aos familiares durante o isolamento social na rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, região do Alto Tietê/SP.

A educadora Maria Valderez Estevão de Macedo, da Emeb Engenheiro Chiozo Kitakawa, desde o início da suspensão das aulas presenciais, seguiu as orientações da professora de sua filha Emilly Demezuk Estevão de Macedo (4), e vem elaborando, um Livro de Memórias sobre as experiências vividas pela criança no convívio com a família durante este tempo em que precisou se afastar das atividades escolares presenciais.

Valderez está registrando em uma carta, a vivência deste período para que a criança possa ler e relembrar em anos posteriores, tudo o que fizeram e conseguiram superar juntas e ainda coleciona fotos em uma pasta narrando a ordem cronológica dos fatos.  Ela nos relata “Decidi registrar os acontecimentos para que após a pandemia possamos observar os registros escritos e fotográficos, possibilitando assim, uma leitura e reflexão sobre o que vivemos e ao rever este material saberemos que as imagens nos provocarão maior sensibilidade e emoção”.

Assista ao vídeo

Essa proposta nasceu como uma forma de registro de memórias e hoje se tornou muito mais do que isso. Ter uma história para lembrar e documentar este período de isolamento social e de tantas mudanças mundiais hoje constitui para ambas, um disparador emocional, que ajuda a  desabafar as angústias, medos e incertezas sobre o futuro. Além de constituir uma experiência rica em aprendizagens significativas.

O Secretário de Educação de Itaquaquecetuba, Fabiano Oliveira Novais, parabeniza toda equipe de educadores da rede, pois observa que neste processo não se perdeu a oportunidade de continuar aprendendo e se desenvolvendo na segurança de seus lares, fortalecendo laços afetivos, promovendo a autoconfiança e de forma individualizada, o potencial de cada um. Conclui “Precisamos estar atentos ao bem-estar de nossas crianças, construindo juntos um senso de responsabilidade para as gerações futuras”.

Daniela David Delgado – Mestranda em Ciências da Educação / UniEvora – Portugal.

Diretora do Nfapa  (Núcleo de Formação da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de  Itaquaquecetuba).

29 respostas em “DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: REGISTRO DE MEMÓRIAS E A CÁPSULA DO TEMPO.”

Parabéns Itaquaquecetuba! Pela dedicação e desempenho que vem desenvolvendo para garantir o aprendizado dos alunos do nosso município em tempo de pandemia.

Amei a sugestão ! Da pra ver e notar o comprometimento da família junto à escola . É disso que precisamos . Andar de mãos dadas para que nossos pequenos avancem cada dia mais . A parte dos registros é muito importante pois irá trazer grandes reflexões no futuro.

Parabéns pela sugestão !

Inicio com menção elogiosa à idéia na qual foi desenvolvido esse trabalho aqui exposto. Não seria justo nominar os participantes, pois se trata de um trabalho maravilhoso que contribui com o desenvolvimento dos estudantes , sua autonomia , e a participação efetiva dos responsáveis. Parabéns aos envolvidos por permitir uma Educação de qualidade o munipicio de Itaquaquecetuba dá um show.

Em um tempo tão diferente, cheio de anseios e expectativas, pelo mundo. No que se diz respeito ao nosso cotidiano. Queremos a todo momento respostas para tudo e em uma grande amplitude e de forma veloz.
E pensando do macro para o micro encontramos neste projeto ações que colaboram significativamente para o desenvolvimento em uma construção maravilhosa, adotada de forma lúdica, interativa, enfatizando o ser enquanto aprendente, resiginificando aprendizagens, exacerbando afetividade.
Parabéns ITAQUAQUECTUBA.
Ao nosso Secretario.
Ao Núcleo Pedagógico.
Sempre inovando e buscando novas formas de ensinar.
Parabéns pelo excelente projeto. A capsula do tempo, livro de memórias. Simplismente Fantástico.

Ótimo trabalho, essa experiência com certeza desenvolveu nos estudantes grandes valores. Valores a serem seguidos durante a vida. Parabéns a todos os envolvidos.

Diante do cenário atual essas atividades são de extrema importância, colocando o aluno como protagonista em suas ações, gerando memórias afetivas para o futuro.
Muito bom! Parabéns!

Adorei, parabéns pelo trabalho! Inovar na aprendizagem, é aguçar a criatividade da criança, com isso ela se apropria, e o ensino tem um maior significado.

Desde o início de nossas formações para está época de Pandemia junto à Equipe Semecti, tivemos excelentes sugestões
A Cápsula do tempo foi uma delas e contribuiu demais para os planejamentos de aulas dos docentes e registros incríveis como este da Valderez e da Emilly. PARABÉNS a toda equipe da Coordenadoria da Semecti que contribui demais para nossa adaptação a este momento ampliando para as práticas futuras.

Com tudo o que estamos vivenciando, este projeto é de suma importância pois tem interação entre escola e família, onde os educandos aprendem de forma lúdica e prazerosa. Parabéns ao projeto, ao nosso secretário de educação do município de Itaquaquecetuba, Fabiano pela iniciativa. Parabéns ao Núcleo de Formação responsável por toda colaboração.

Parabéns aos profissionais da Educação do município de Itaquaquecetuba, que enfrentam os desafios, inovam, se comprometem com o fazer Pedagógico, independente do contexto.
Parabéns à gestão do Secretário de Educação Fabiano Novais.
#orgulhodesersemecti

É gratificante ver o grandioso comprometimento da Secretaria da Educação, em promover ações Diversificadas e significativa para nossas crianças do Município.
Parabéns pelo belíssimo trabalho e dedicação de sempre, trabalhos como este da cápsula do Tempo nós remetem a registros e memórias únicas e essências.

Mesmo em meio ao caos que todos estamos passando encontrar motivo e deixar marcas positivas em nossas crianças, será o maior legado que podemos deixar registrado. Parabéns Valderez.

Excelente profissional nossa amiga Valderez, a filhinha tem pra quem puxar!!!
Os trabalhos desenvolvidos são muito ricos e de grande valia não só para o aprendizado da Emilly, mas para todos profissionais da educação e alunos.

Parabéns pelo belíssimo Projeto!
GRATIDÃO, é a palavra que resume cada atividade realizada e registros realizado em tempo real, onde se percebe o querer fazer, desenvoltura, momento de afetividade, saberes adquiridos e diálogo constante, sem dúvida nenhuma excelente…

Parabéns a toda equipe da SEMECTI! Desde o início da pandemia vem realizando excelentes projetos!
A cápsula do tempo é uma valiosa atividade, onde os alunos irão fazer um paralelo entre o que pensam e desejam nos dias atuais e o que será realizado no futuro. Isso é aprendizagem significativa.

Em tempos tão difíceis, ao qual precisamos nos reinventar diariamente para atrair o olhar da criança para as atividades escolares, foi um super incentivo a cápsula do tempo, pois TD virou uma brincadeira que ensina! Parabéns Professora! Parabéns Itaquaquecetuba pelos excelentes profissionais que estão a frente da educação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *