Instituições que apoiaram o 3º Fórum
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A Terceira edição do Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê aconteceu nos dias 30 de agosto e 06, 13, 20 e 27 de setembro de 2022, e teve como tema central EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUIDADE.
As transmissões ao vivo aconteceram das 19h00 às 21h00 pelo canal de Youtube do Fórum e estão disponíveis para serem assistidas.
Os educadores que foram inscritos pelas Secretarias de Educação dos municípios participantes puderam receber seus Certificados de Participação, ao seguir os procedimentos de assistir às palestras e enviar relatórios de participação nos devidos prazos.
Os certificados gerados estão disponíveis para serem baixados, basta acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
A partir do Terceiro Fórum foram incorporados mais recursos de acessibilidade tanto nas transmissões ao vivo quanto neste Portal. Clique AQUI para saber mais.
Professor, Doutor e Agregado da Universidade de Lisboa, Conselheiro Nacional de Educação (Portugal) e renomado especialista mundial em Educação Inclusiva, com 36 livros publicados, conferencista e consultor de organismos internacionais. Recebeu a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República.
O título desta conferência é inspirado numa frase do Nobel da Literatura, José Saramago que nos alerta para a necessidade de termos de sair dos limites da nossa realidade para entendermos o tempo, o lugar e as circunstâncias em que vivemos. É nesta perspectiva que um olhar internacional sobre a Educação Inclusiva pode ser útil para refletir sobre os valores e práticas que se vivem no Brasil.
A Educação Inclusiva é um instrumento de promoção da Equidade. Sabemos dos malefícios que a falta de equidade traz às nossas sociedades. Muitas circunstâncias da nossa vida (que não tivemos mérito ou demérito algum em as ter) influenciam decisivamente as nossas vidas. Não é a mesma coisa nascer homem ou mulher, ou rico ou pobre, ou índio ou branco. No entanto, estas circunstâncias que não são fruto do nosso mérito, condicionam a nossa vida e são a origem da desigualdade que, assim se assume como uma injustiça social. A Inclusão é uma medida para lutar contra esta desigualdade, proporcionando a todas as crianças e jovens oportunidade de se conhecerem, de se respeitarem, de trabalharem juntos e sobretudo de descobrir que as suas diferenças são possibilidades de crescimento para todos.
A Inclusão para além de um instrumento é também um direito, um direito multiplicador de outros direitos humanos, porque quando se assegura um ambiente inclusivo, se está a assegurar muitos outros direitos que têm origem nas condições favoráveis que se estabelecem em ambientes inclusivos.
Ao nível internacional são numerosas as declarações sobre a necessidade e a prioridade que deve ser dada à Inclusão nos sistemas educativos. A UNESCO, a OCDE, a OEI, e muitas outras agências internacionais têm afirmado que a inclusão é um critério imprescindível para avaliar a qualidade na educação. Sabemos que são os países cujos sistemas educativos apresentam globalmente melhores resultados, aqueles em que o fosso entre os estudantes com bons resultados e com maus resultados é menor. A UNESCO sustentava na Declaração de Incheon (2017) que “todos os alunos importam e importam o mesmo”.
O desenvolvimento de sistemas educativos inclusivos está muito ligado às políticas públicas. Certamente não serão escolas públicas frágeis, sem confiança e sem recursos que serão capazes de desenvolver sustentadamente políticas inclusivas. Dando o exemplo de Portugal, o facto de se ter instituído a duração da escolaridade obrigatória de 12 anos, de todas as escolas funcionarem em tempo integral, constituiu uma alavanca que permitiu desenvolver um sistema em que 99% dos alunos com deficiência são educados em escolas regulares.
A partir da experiência internacional, podemos encontrar cinco aspectos em que é preciso investir de uma forma particular para aproximar o sistema educativo de um sistema realmente inclusivo.
A inclusão é um fenómeno multifatorial. Precisamos de políticas públicas que optem consequentemente pela Inclusão, juntamente com muitos outros fatores. Os professores são elementos fundamentais para a construção de ambientes educativos inclusivos e por isso precisam que o esforço que fazem para serem professores inclusivos seja apoiado por recursos e politicas que permitam amplificar e sustentar o seu trabalho.
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, dos profissionais da educação inscritos e de representantes das instituições apoiadoras. Debates pelo chat.
– Gustavo Henric Costa – Presidente do CONDEMAT e Prefeito de Guarulhos
– Leandro Bassini – Secretário de Educação de Suzano e Coord. da CT Educação do CONDEMAT
– Alex Viterale – Secretário de Educação de Guarulhos
– Paula Pereira da Silva Belem – Professora do Município de Suzano
– Talyta Santos Marques – Professora do Município de Guarulhos
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Participação de secretários municipais, especialistas e educadores das cidades participantes. Debates via chat.
Sinopse Marta Gil
– Paula Trevizolli – Secretária de Educação de Ferraz de Vasconcelos
– Maria Donizeti de Queluz Camargo – Secretária de Educação de Santa Isabel
– Maria Elizabeth de Vita Bueno – Secretária Municipal Adjunta de Educação e Gestão de Biritiba Mirim
– Maurino Pereira Araujo Filho – Professor da E. Especial e Inclusiva do Município de Ferraz de Vasconcelos
– Elis Ângela Aparecida Rossi – Professora do Município de Santa Isabel
– Tatiane Regina Loreto Maduro – Coordenadora Pedagógica de Biritiba Mirim
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Tem Pós- Doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.
PRINCIPAIS TÓPICOS:
Participação de secretários municipais, especialistas e educadores das cidades participantes. Debates via chat.
– Silvana de Fátima Nascimento – Secretária de Educação de Salesópolis
– Simone Lacerda Monteiro – Secretária de Educação de Poá
– Carla Rita do Prado – Professora do Município de Salesópolis
– Sandra Regina Ramos Del Bel Silvani – Chefe do Núcleo de Apoio Ped. Esp. do Município de Poá
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Pedagoga especializada em Educação Inclusiva, pós-graduada em Psicopedagogia, Educação Especial com ênfase em deficiência visual e Atendimento Educacional Especializado. Professora efetiva de Sala de Recursos Multifuncionais e criadora de conteúdo no Canal Inclunet (https://www.youtube.com/c/Inclunet).
PRINCIPAIS TÓPICOS:
Participação de secretários municipais, especialistas e educadores das cidades participantes. Debates via chat.
-Elaine Cristina Gentil Baptista dos Santos – Secretária de Educação de Arujá
– Maria Cristina Perpétuo dos Santos Soares – Secretária de Educação de Itaquaquecetuba
– Patrícia Helen Gomes dos Santos – Secretária de Educação de Mogi das Cruzes
– Adriana Aparecida de Souza – Professora de AEE do Município de Arujá
– Quézia de Lemos Castro Morais – Diretora de Dep. E. Especial do Município de Itaquaquecetuba
– Juliana de Oliveira Mattos – Diretora de Escola do Município de Mogi das Cruzes
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro; foi Professora, Professora Coordenadora, Vice-Diretora, Diretora de Escola e Supervisora de Ensino. Após 21 anos como Diretora, assumiu o cargo de Dirigente Regional de Ensino. Recebeu prêmios e homenagens ao longo da carreira.
PRINCIPAIS TÓPICOS:
A preocupação com um mundo sustentável, inclusivo e equitativo está expresso nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto em setembro de 2015 pela ONU para serem atingidos até 2030. O ODS 4 tem como meta garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos e todas. É uma longa caminhada para todos os atores da educação, principalmente das redes públicas de ensino.
A educação de qualidade para todos e todas é uma necessidade para uma sociedade mais justa e menos violenta, como mostra o dado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2016, a cada 1% de jovens a mais na escola, a taxa de homicídios reduz 2%. Sabemos também que a renda também está associada ao tempo de estudo, dados do Insper revelam que uma pessoa com ensino superior completo recebe em média 5,7 vezes a mais do que uma com apenas 1 ano de estudo.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram que o acesso à educação melhorou desde 2014, com a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), onde 89,1% das crianças entre 4 e 5 anos estavam matriculadas e em 2016 esse número aumentou para 91,5%. Mas, apesar disso ainda existe muito trabalho pela frente para atingirmos o ODS 4, pois existem grupos que precisam de atenção para não continuarem para trás. Grupos que expressam as desigualdades raciais e étnicas presentes no Brasil, entre eles os indígenas, os afrodescendentes, quilombolas e as pessoas com deficiência, foco do presente texto.
A inclusão é hoje essencial para uma sociedade verdadeiramente democrática, não há mais lugar para rotular as crianças como “excepcionais”, “deficientes” que devem frequentar as conhecidas escolas ou salas “especiais”.
Entende se por INCLUSÃO aquela que garante e fortalece a diversidade. Uma escola diversa e que valorize as diferenças se torna um ambiente melhor, mais acolhedor e potente para todas as pessoas com ou sem deficiência.
Uma Escola Inclusiva: na prática, deve...
- Presumir competências
- Promover autonomia
- Identificar barreiras de aprendizagem
- Reconhecer a diferença
- Identificar barreiras de aprendizagem
- Reconhecer a diferença
- Atuar em rede
Nesse sentido, surgem algumas perguntas: o que nós enquanto educadores estamos fazendo para promover cada vez mais a inclusão em nossas escolas públicas? Que métodos e técnicas podemos adotar para a inclusão de todos na sala de aula? Em que medida estamos criando um ambiente acolhedor e sem preconceitos que valoriza a autoestima dos estudantes para que aprendam mais motivados e de forma cooperativa?. É possível observar a mobilização de vários profissionais e unidades escolares no sentido da inclusão, mas também existem muitos desafios que só poderão ser superados com o trabalho colaborativo dos profissionais da educação da diretoria e do estabelecimento de parcerias que contribuam para uma sala de aula mais inclusiva.
Com a nova Resolução SEDUC 92/2021 passamos a contar com mais uma perspectiva INCLUSIVA, pois traz a parceria entre Educação Especial e o Ensino Colaborativo.
O Ensino Colaborativo pode ser incluído ao rol de estratégias capazes de atender aos alunos com necessidades especiais de aprendizagem dentro do ambiente do Ensino Regular, podendo atuar como ponte entre saberes de professores de salas regulares e os professores do AEE. Saberes estes que percorrem as múltiplas inteligências e o ensino multidisciplinar de forma que o mesmo possa ocorrer de forma efetiva dentro da realidade da sala de aula regular vivenciada pelo aluno com necessidades especiais e não em ambientes controlados e descontextualizados. A ideia é que ocorra o reconhecimento do Ensino Colaborativo e sua inclusão as demais práticas pedagógicas.
Participação de secretários municipais, especialistas e educadores das cidades participantes. Debates via chat.
– Aline Amorim Marques – Secretária Adjunta de Educação de Guararema
– Kaique Lopes Maia – Secretário Adjunto de Educação de Santa Branca
– Paula Oliveira Ferrianci – Diretora de Escola do Município de Guararema
– Rosiane Aparecida Alves de Souza – Professora do AEE do Município de Santa Branca
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Os Certificados estão disponíveis apenas para os participantes que entregaram pelo menos um relatório de participação.
Para baixar seu Certificado, basta acessar o Ambiente Virtual de Avaliação (AVA) do Terceiro Fórum e clicar no link “Certificado” no final da lista.
O seu login de acesso e sua senha continuam sendo o número do seu CPF.
Clique em ACESSE O AVA DO TERCEIRO FÓRUM (botão abaixo) e preencha com o número do seu CPF os dois campos e clique em ACESSAR.
Acervo de materiais de apoio, experiências sobre educação inclusiva e equidade dos
municípios participantes do 3º fórum e outros materiais de referência estão disponibilizados nesta sessão
As indicações a seguir são um ponto de partida e também um convite para aprofundar o conhecimento sobre Educação Inclusiva. A produção de conhecimento nesta área é extensa e dinâmica.
Esperamos que elas contribuam com seu trabalho.
Marta Gil
Socióloga
Palestrante e Curadora do 3º Fórum
O CADERNO TÉCNICO do 3º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê apresenta o Perfil socioeconômico e educacional da Região do Alto Tietê, Região Metropolitana de São Paulo.
A partir de fontes oficiais, este caderno foi organizado de forma a poder subsidiar outras pesquisas, pronunciamentos, reuniões, relatórios e outros trabalhos relacionados à região.
Clique na imagem ao lado ou aqui para acessar a versão digital do Caderno Técnico.
REIMAGINAR NOSSOS FUTUROS JUNTOS: Um Novo Contrato Social Para A Educação
Acesse o livro de 205 páginas
(download gratuito)
GESTÃO INCLUSIVA: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – material construído com o apoio do Instituto Rodrigo Mendes.
Material de uso autônomo, que apoia as redes de ensino para:
Acesse o conteúdo (download gratuito)
RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS – percurso formativo
Trilha que discute estratégias para potencializar o planejamento educacional da rede e das escolas, contribuindo com ações focadas na redução das desigualdades, que foram ampliadas pela pandemia.
Visa garantir o direito às aprendizagens.
Acesse o conteúdo (download gratuito)
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) mantém o DIVERSA - um portal de conteúdo gratuito sobre educação inclusiva. Nele há relatos de experiências de educadores e estudos de caso sobre boas práticas de educação inclusiva em todas as regiões do Brasil, em diferentes níveis de ensino e também em outros países; artigos de especialistas sobre o tema e materiais pedagógicos acessíveis.
Para participar da comunidade DIVERSA é só se cadastrar.
Acesso gratuito.
O IRM também tem uma plataforma de formação EAD e oferece atualmente dois cursos:
1 - Portas abertas para inclusão – educação física inclusiva EAD
2 - Formação Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva
O QUE O ENSINO INCLUSIVO, EQUITATIVO E DE QUALIDADE SIGNIFICA PARA NÓS
Relatório da Aliança Internacional para a Deficiência - International Disability Alliance (IDA). Março 2020.
Acessar documento
OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA
Traduzido pelo Instituto Alana para português, inglês e espanhol. 2016.
Acessar documento
GUIA DO EDUCADOR INCLUSIVO: UMA SOLUCIONÁTICA
Marta Gil - 28/10/2021
Acessar documento
ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2021
Realização: Todos pela Educação e Editora Moderna
Acessar o documento
A EDUCAÇÃO NO BRASIL – UMA PERSPECTIVA INTERNACIONAL
Autoria: OCDE, 2021
Tradução: Todos pela Educação
Acessar o documento
INCLUSÃO E EDUCAÇÃO: TODOS, SEM EXCEÇÃO
UNESCO – Relatório de Monitoramento Global da Educação
Resumo, 2020 - dados de 2013, 2015 e 2017
Acesse o documento
O QUE É INCLUSÃO?
Marta Gil – 17/01/2022
Acessar o Artigo
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SEM PLURALIDADE NA ESCOLA, NÃO HÁ PAZ
Mariana Rosa – 19/07/2019
Acessar o Artigo
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COMO GARANTIR O DIREITO DE PARTICIPAR E APRENDER
Marília Costa Dias – 19/05/2017
Acessar o Artigo
EDUCAÇÃO E TRABALHO: DIREITOS FUNDAMENTAIS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Marta Gil - Artigo publicado no volume 2 da coletânea “A Deficiência & os Desafios para uma sociedade inclusiva”, Editora Foco, 2022.
Acessar a matéria
O QUE TRATA A BNCC ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA?
Edvaldo Fernandes – 28/05/2020
Acessar a matéria
AS CONTRIBUIÇÕES DA BNCC PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Silvia Ferraresi - 11/12/2018
Acessar a matéria
Inclusão e Cidadania
www.inclusive.org.br
Diversa – Educação Inclusiva na Prática
Nova Escola
https://novaescola.org.br
Tecnologia de Educação e Saúde para Escola Inclusiva
http://escolainclusiva.int.gov.br
Instituto Lagarta Vira Pupa
https://www.lagartavirapupa.com.br
Surdos que ouvem
https://surdosqueouvem.com
Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)
https://www.gov.br/ines/pt-br
Instituto Benjamin Constant (IBC)
https://www.gov.br/ibc/pt-br
Movimento Down
http://www.movimentodown.org.br
Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI – Rio)
https://www.cvi-rio.org.br/site
Porvir – Inovações em Educação
https://porvir.org
Itaú Social
https://www.itausocial.org.br
Instituto Unibanco
https://www.institutounibanco.org.br
Eu me protejo
https://www.eumeprotejo.com
UNESCO MOSTRA QUE 40% DOS PAÍSES MAIS POBRES NÃO APOIARAM ALUNOS EM RISCO DURANTE A CRISE COVID-19 E PEDE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO
O texto está em português. 23/06/2020
Acessar o documento
MAIS DA METADE DOS PAÍSES NÃO TÊM ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAR APRENDIZAGEM
Nayara Costa - 05/04/2022
Acessar o documento
BANCO MUNDIAL - IMPACTOS DA COVID-19 NO BRASIL: EVIDÊNCIAS SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA
14/12/2021
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A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS É CRUCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE
Sumário Executivo - Outubro 2021
Acessar o documento
Realização: Organização Internacional do Trabalho (OIT Brasil) e Ministério Público do Trabalho (MPT) – oito episódios sobre boas práticas de inclusão de pessoas com diversas deficiências, nas cidades de São Paulo, Salvador, Itabuna e Coaraci (Bahia).
Depoimentos de especialistas: Esteban Tromel (OIT-Genebra), Dra. Sofia Vilela, Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Marcia Bandini, Associação Nacional de Medicina no Trabalho (ANAMT), Marta Gil, Coordenadora do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas e Reinaldo Bulgarelli, Sócio-diretor da Txai Consultoria & Educação.
Escola pública inclusiva – Coaraci, BA
com Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e legendas
Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC; Sistema FIEB – Salvador, BA
com Libras e legendas
com Audiodescrição, Libras e legendas
com legendas
Jovens com síndrome de Down se preparam para evento na ONU, Nova York e entrevista com Gabriel Nogueira – Universidade Federal de Pelotas (2012)
Acesse o vídeo
A websérie Crescer com Síndrome de Down foi realizada através de uma parceria entre o Movimento Down e o Grupo In Press, por meio da Vbrand (Grupo In Press), e conta com o apoio da RioFilme.
Acesse o episódio 14 da websérie
Referências bibliográficas indicadas pelos palestrantes
VÍDEO: Pensar Utopicamente a Educação: David Rodrigues at TEDxLisboaED – de 11 de jan. de 2014
LIVRO: Rodrigues, D. (2014) Direitos Humanos e Inclusão, Profedições, Porto, Portugal.
LIVRO: Rodrigues, D. (2013) Equidade e Educação Inclusiva, Profedições, Porto, Portugal.
LIVRO: Rodrigues, D. (Org.) (2006) Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação Inclusiva, Summus editorial, S. Paulo;
ARTIGO: Reflexões sobre o livro “Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva” –Karla Suzane de Oliveira
LIVRO (download gratuito): Oliveira, I,. Rodrigues, D., Jesus, D. (2017) Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Inclusão Escolar, EDUFES, Vitória.
ARTIGO
TECNOLOGIA PARA A INCLUSÃO
https://aescolalegal.com.br/tecnologia-para-inclusao/
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INSTITUTO RODRIGO MENDES
Plataforma de formação
https://formacao.institutorodrigomendes.org.br
“Newsletter DIVERSA” – boletim
comunicacao@rm.org.br
- ITAÚ SOCIAL
Curso: Gestão Inclusiva
https://melhoriadaeducacao.org.br/tecnologias/9/gestao-inclusiva-pessoas-com-deficiencia
“Notícias da Educação” - boletim
https://www.itausocial.org.br/assine-nossa-newsletter
Porvir - “Inovações em Educação” – boletim
https://porvir.org
- INSTITUTO UNIBANCO
“Aprendizagem em Foco” – boletim
instituto.unibanco@institut1ounibanco.org.br
- UNESCO BRASIL
“Inclusão, equidade e desigualdades entre estudantes das escolas públicas de ensino fundamental no Brasil”
Download gratuito: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000382175/PDF/382175por.pdf.multi
Webinar de lançamento – 30/08/2022
https://www.youtube.com/watch?v=QzFY8YX3TzQ
Outras publicações
https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/inclusive-education
- AMANKAY INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS
“Guia do Educador Inclusivo”
Download gratuito: www.guiadoeducadorinclusivo.org.br
Vídeo de apresentação
https://www.youtube.com/watch?v=tC0wvCGwuwI&t=3s
Audiodescrição, legenda e Libras
SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL
- CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CONANDA
https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-conanda/conanda
- DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SP
Área de atuação – Pessoas com Deficiência
https://www.mpsp.mp.br/pessoa-com-deficiencia
Vídeo: Fala, MPSP! Educação Inclusiva
https://www.youtube.com/watch?v=hwBDdgbZwv8
- TRIBUNAL DE JUSTIÇA/COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
https://www.tjsp.jus.br/InfanciaJuventude
LIVROS e PESQUISAS:
- "TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ESCOLAS: RECURSOS BÁSICOS DE ACESSIBILIDADE SÓCIO-DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"
Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL (Org.). Tecnologia Assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoas com deficiência. São Paulo: ITS BRASIL, 62 p., 2008.
Baixar gratuitamente o livro pela seguinte página:
http://www.galvaofilho.net/livro_TA_ESCOLA.htm
- "CONEXÕES ASSISTIVAS: Tecnologia Assistiva e Materiais Didáticos Acessíveis:
SONZA, A. P.; SALTON, B. P.; BERTAGNOLLI, S. C.; NERVIS, L.; CORADINI, L. Conexões assistivas: Tecnologia Assistiva e materiais didáticos acessíveis. Bento Gonçalves: IFRS, 270 p., 2020.
Baixar gratuitamente o livro pela seguinte página:
- "TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: APROPRIAÇÃO, DEMANDAS E PERSPECTIVAS"
GALVÃO FILHO, T. A. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 346 p., 2009.
Baixar gratuitamente esta Tese de Doutorado pela seguinte página:
http://www.galvaofilho.net/tese.htm
- "TECNOLOGIA ASSISTIVA: um itinerário da construção da área no Brasil"
GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: um itinerário da construção da área no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2022, 146 p.
Informações para adquirir o livro estão disponíveis na seguinte página:
http://www.galvaofilho.net/LIVRO_TA_2022.htm
ARTIGOS:
- "TECNOLOGIA ASSISTIVA: FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS"
GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília/SP: Cultura Acadêmica, p. 65-92, 2012.
Baixar gratuitamente o artigo pela seguinte página:
http://www.galvaofilho.net/TA_educacao.pdf
- "TECNOLOGIA ASSISTIVA E SALAS DE RECURSOS: ANÁLISE CRÍTICA DE UM MODELO"
GALVÃO FILHO, T. A.; MIRANDA, T. G. Tecnologia Assistiva e salas de recursos: análise crítica de um modelo. In: GALVÃO FILHO, T. A. (Org.); MIRANDA, T. G. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA, p. 247-266, 2012.
Baixar gratuitamente o artigo pela seguinte página:
http://www.galvaofilho.net/salas_de_recursos.pdf
- "FAVORECENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS POR MEIO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA"
GALVÃO FILHO, T. Favorecendo práticas pedagógicas inclusivas por meio da Tecnologia Assistiva. In: NUNES, L. R. O. P.; PELOSI, M. B.; WALTER, C. C. F. (orgs.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, p. 71-82, 2011.
Baixar gratuitamente o artigo pela seguinte página:
http://www.galvaofilho.net/ta_inclusiva.pdf
- "A FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA NO BRASIL: PRESSUPOSTOS, DEMANDAS E PERSPECTIVAS"
GALVÃO FILHO, T. A formação em Tecnologia Assistiva no Brasil: pressupostos, demandas e perspectivas. In: GALVÃO FILHO, T. Tecnologia Assistiva: um itinerário da construção da área no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2022, p. 101-130.
Baixar gratuitamente o artigo pela seguinte página:
http://www.galvaofilho.net/formacao_em_TA.pdf
- "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA"
GALVÃO FILHO, Teófilo. Deficiência intelectual e tecnologias no contexto da escola inclusiva. In: GOMES, Cristina (org.). Discriminação e racismo nas Américas: um problema de justiça, equidade e direitos humanos. Curitiba: CRV, 2016. ISBN: 978-85-444-1214-5.
Baixar gratuitamente o artigo pela seguinte página:
http://www.galvaofilho.net/DI_tecnologias.pdf
- "TECNOLOGIA ASSISTIVA E PARADIGMAS EDUCACIONAIS: PERCEPÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES"
GALVÃO FILHO, T. A.; MIRANDA, T. G. Tecnologia Assistiva e paradigmas educacionais: percepção e prática dos professores. Anais da 34ª Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação. Natal: ANPEd, 2011.
Baixar gratuitamente o artigo pela seguinte página:
http://www.galvaofilho.net/Artigo_34_ANPEd.pdf
- "AS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA E NO MUNDO ATUAL: FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS?"
GALVÃO FILHO, T. As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de inclusão social do aluno com necessidades especiais? In: Anais do III Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação Especial, Fortaleza, MEC, 2002.
Baixar gratuitamente o artigo pela seguinte página:
http://www.galvaofilho.net/comunica.htm
VÍDEOS:
- TECNOLOGIA ASSISTIVA E SEUS RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA: Live organizada pelo Grupo de Pesquisa GEEDICE, da UNEB Campus IV. (disponível em: https://youtu.be/Itw2mjR__kQ ).
- Programa SALTO PARA O FUTURO - TV BRASIL - 2009: entrevista sobre a temática "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL". (disponível em: www.youtube.com/watch?v=4HvZ090koqQ ).
- UMA DEMONSTRAÇÃO RESUMIDA DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ESPECIAL DE ACESSIBILIDADE HEADMOUSE: pelos professores da UFRB Nelma Sandes Galvão e Teófilo Galvão Filho. (disponível em https://youtu.be/mbBjoDk03Qk ).
- X CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - CBEE 2021 - UFSCar: Mesa Redonda “Perspectivas para a Tecnologia Assistiva nos espaços educacionais: como temos avançado?”. (disponível em http://www.galvaofilho.net/noticias/CBEE_2021.htm ).
- TVE Noticias - TV EDUCATIVA: matéria gravada no ano 2000, sobre o trabalho de TECNOLOGIA ASSISTIVA e INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL que, no ano de 2007, recebeu o PRÊMIO RAINHA SOFIA de Reabilitação e Integração, entregue em Madri, Espanha, em 2008. (disponível em: www.youtube.com/watch?v=Buax12BXhu8 ).
- TV BAHIA - 2007: matéria veiculada pela TV Bahia em 31 de março de 2007. (disponível em: www.youtube.com/watch?v=5C3btxo1CYc ).
Compreendendo o Processo de Inclusão Escolar no Brasil na Perspectiva dos Professores
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Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo:
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VÍDEO: Jogos na Sala de Recursos/AEE
SITE: Instituto Rodrigo Mendes
LEGISLAÇÃO: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI)
CANAL INCLUNET: Criado pela professora Camila Domingues e o Consultor em acessibilidade digital Leonardo Gleison Ferreira, com o objetivo de demonstrar que ser igual é mostrar que somos todos diferentes.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
BRASIL. Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, Casa Civil, [2004]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, Casa Civil, [2009]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, Casa Civil, [2015]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.
BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, Casa Civil, [2000]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm.
GIL, Marta. Educação Inclusiva: O que o Professor tem a ver com isso? São Paulo, Ashoka, 2005.
INSTITUTO ALANA. Os Benefícios da Educação Inclusiva para Estudantes com e sem Deficiência. São Paulo, Instituto Alana e ABT Associates, 2016. Disponível em: https://alana.org.br/wp-content/uploads/2019/10/os-beneficios-da-educacao-inclusiva.pdf.
INSTITUTO AURORA. ODS 4: por uma educação de qualidade para todas as pessoas. Blog Instituto Aurora (internet), 2018. Disponível em: https://institutoaurora.org/ods-4-por-uma-educacao-de-qualidade/?gclid=CjwKCAjwwo-WBhAMEiwAV4dybQ_xw_rNlTyvTn0Wc_GWIwcXlaVHkMWjd0_FJJcpFuBoz_CcsCIq3xoClGIQAvD_BwE.
SASSAKI, Romeu Kazumi. O direito à educação inclusiva, segundo a ONU. Diversa, 2013. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/o-direito-a-educacao-inclusiva-segundo-a-onu/.
UNESCO. Educação Inclusiva no Brasil. ONU (internet). Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/inclusive-education.
Portal: www.forumeducacaoaltotiete.com.br
E-mail: contato@forumeducacaoaltotiete.com.br
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to