POLO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

O que define uma escola bilíngue é ter um currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução. O foco do ensino é desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nas duas línguas.

Objetivos:

  •  Estimular um ambiente educativo que incentive e respeite a pessoa com deficiência auditiva/surdez, de forma global;
  •  Incentivar um ambiente linguístico que favoreça e estimule a comunicação pela LIBRAS, oferecendo maiores possibilidades para a aquisição da segunda língua (língua portuguesa na modalidade escrita);
  •  Construir um ambiente que reconheça a pessoa com surdez ou deficiência auditiva de forma integral e num processo de educação contínua.

Polo de Atendimento – Intervenção Precoce no Modelo Denver – Alunos com TEA

Tendo em vista o crescente número de alunos com diagnóstico e riscos para TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), constatado que na fase da primeiríssima infância ocorre um rápido desenvolvimento do cérebro, onde os circuitos neurais são formados e fortalecidos por meio do estímulo e das relações de vínculo, a Secretaria Municipal de Educação, através de um projeto-piloto, atende crianças de 12 a 48 meses que apresentam sinais de risco ou diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) matriculadas nas creches municipais e conveniadas do município de Suzano.

Teclado Inteligente TIX – Educação adquire equipamentos para inclusão de alunos com deficiência

A Secretaria de Educação de Suzano passou a contar com seis novos equipamentos de inclusão para a rede municipal de ensino. Os Teclados Inteligentes Multifuncionais (TiX), como são chamados, contribuem para o aprendizado dos alunos com deficiências físicas e intelectuais e com paralisia cerebral. Eles serão destinados para atender cerca de 60 crianças.

O equipamento é ligado a um notebook e oferece todas as funções de um teclado e mouse, com a acessibilidade adequada. Por meio do TiX, os estudantes serão capazes de interagir com o computador e se comunicar por meio dele. Isso porque o dispositivo tem 11 teclas sensíveis ao toque. Além do recurso físico, ele ainda conta com software interno que proporciona uma plataforma completa de inclusão para o aprendizado de Pessoas com Deficiência (PcDs).

O secretário Leandro Bassini explicou que o TiX permite que os usuários possam digitar em computadores e dispositivos celulares e também mover o cursor do mouse, facilitando o cotidiano escolar. “Assim, eles podem ter total autonomia no acesso aos recursos digitais e ainda interagir com professores e colegas em atividades pedagógicas. A iniciativa também conta com a formação dos professores para otimizar o uso do novo recurso”, disse.

A efetividade do aparelho já vinha sendo analisada pela pasta desde o início do ano passado, em um projeto-teste com crianças entre seis e oito anos de idade. Com a confirmação de que ele pode ajudar os alunos em seu desenvolvimento motor e cognitivo, a Educação suzanense providenciou o aluguel dos itens para já iniciar o uso no retorno gradual às aulas presenciais.

Neste primeiro momento, 18 estudantes serão beneficiados com o TiX, conforme decisão familiar do regresso ao ensino presencial de cada um. A partir do posterior retorno com total frequência, ainda sem data definida, a expectativa é de que cerca de 60 alunos sejam contemplados com a nova ferramenta de aprendizagem.

A princípio, os aparelhos atenderão estudantes das escolas municipais Professora Sônia Regina Alonso Ostemayer, no Recanto São José; Engenheiro Isaías Martinelli Gama, no Residencial Nova América; José Celestino Sanches, no Jardim Varan; Victor Salviano, na Cidade Miguel Badra; Antonio Marques Figueira, no centro; e Mércia Amaral Andrade de Brito, no Jardim Casa Branca. Conforme novas unidades forem identificadas com necessidade do TiX, os aparelhos serão remanejados e passarão por rodízios para atender todas as demandas.

Bassini destacou que a administração municipal tem realizado um trabalho consistente nos últimos anos para tornar o ambiente escolar cada vez mais acessível a todos. Com isso, muitas escolas já contam com rampas de acesso nas entradas, nas salas de aulas e nos banheiros, além de marcações no chão para deficientes visuais. As obras de acessibilidade seguem em andamento para atender toda a rede municipal.

“Estamos muito contentes com o resultado positivo que obtivemos nos testes do aparelho. Ele tem um grande potencial de otimizar o ensino dos alunos com deficiência e transpor as dificuldades. É de fato uma grande conquista para a cidade, um passo adiante na promoção de um ensino de qualidade cada vez mais inclusivo para todos.

AEE – TIX – Utilização do Teclado Inteligente

É um aparelho que vem auxiliando a inclusão escolar e digital, permitindo que as pessoas com diferentes limitações motoras controlem qualquer computador, celular ou tablet, com apenas 11 teclas sensíveis ao toque que podem ser acionadas até mesmo por um piscar de olhos.

  • O TIX também permite realizar atividades pedagógicas individualizadas para crianças alfabetizadas ou não.
  • O equipamento conta com acessórios que ajudará os profissionais a explorarem as habilidades dos alunos.

https://odiariodemogi.net.br/suzano/suzano-adquire-equipamentos-para-inclus-o-de-alunos-com-deficiencia-1.22117

Formação para educadores

Uso do recurso pedagógico Lego Braille Brinks


Parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita.

Oferece aos professores dos alunos com deficiência visual, atendimento educacional especializado, gestores e diretores um curso a distância, contribuindo para que os professores, dentro do contexto educacional, utilizem um recurso Lego Braille Brinks, lúdico, pedagógico e de alta qualidade;

Rede municipal utilizará Lego Braille Bricks e revistas em quadrinhos em braille da Turma da Mônica em 20 escolas de Suzano

A Secretaria de Educação de Suzano recebeu 80 kits de Lego Braille Bricks e 20 maletas com revistas de histórias em quadrinhos em braille da personagem Dorinha, da Turma da Mônica, que serão utilizados no ensino de alunos com deficiência visual. Os novos materiais foram conquistados junto à Fundação Dorina Nowill para Cegos e ao Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), de forma gratuita. Ao todo, serão contempladas 20 escolas.

Inicialmente, os materiais atenderão a necessidade dos 22 alunos com deficiência visual registrados no município. Consistem em uma caixa com peças de montagem Lego estilizadas com encaixes no formato de letras em braille para compreensão e identificação das crianças, junto com revistas em quadrinhos com escrita na linguagem de Dorinha, personagem com deficiência criada por Maurício de Sousa para integrar as histórias da Turma da Mônica de forma inclusiva.

Além das ferramentas adquiridas, a novidade inclui a capacitação de 50 profissionais entre professores especializados em ensino para deficientes visuais em um curso de cem horas, para assim poderem aplicar o conteúdo de forma lúdica e pedagógica para todos os alunos suzanenses nesta condição.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, os benefícios para as crianças serão múltiplos, pois seu processo de aprendizagem será reforçado. “Com esses materiais podemos promover o aprendizado do sistema braille às crianças com deficiência visual de forma lúdica e inclusiva desde a pré-alfabetização”.

O AEE EM SUZANO

Atendimento do aluno em SRM em parceria de trabalho com o professor da sala de aula comum e outros profissionais da escola e a família, promovendo, assim mais autonomia e ampliando as condições de participação e aprendizagem dos alunos.

AEEPRODUÇÃO DE MATERIAIS

AEE – MATERIAIS DE ACESSIBILIDADE – SRM /SUZANO

Plano inclinado, Engrossadores, Tesoura adaptada, Letras e números móveis, Pulseira imantada, Colméia, Áudio livro

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

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