A Linha do Tempo das creches quase sempre é uma loucura! Entre os momentos de brincadeira, sono, alimentação, higiene e experiências, pode ser difícil encontrar um tempo para ler um livro e nem sempre bebês e crianças bem pequenas estão dispostas a ouvir como gostaríamos.
Mas para a equipe do “Hora de Cantar História”, projeto idealizado pelos formadores da Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba que realizou a visitação em um ônibus, intitulado Biblioteca Itinerante, em creches municipais e subvencionadas do município, essa se tornou uma missão primordial.
O ônibus foi adaptado para receber os bebês que, mesmo engatinhando, possam alcançar os livros. A biblioteca itinerante possui um acervo de aproximadamente cem títulos e também brinquedos que dão suporte ao trabalho realizado.
O nome do projeto surgiu da canção de autoria dos formadores, Michel Pinto da Costa e Roberto Santos, da equipe Parque Escola. Ao iniciar a contação de histórias sempre cantavam: “Chegou a hora de contar história” e entre uma diversão e outra os contos e as brincadeiras foram dando significados às histórias presentes nos livros infantis.
Em um ambiente adaptado e pensado para alcançar os pequenos em suas particularidades e gostos, tendo a sensibilidade de avaliar o momento oportuno, de ampliar o repertório com clássicos da música brasileira e composições autorais relacionadas aos aspectos de interação humana, higiene, meio ambiente e educativos, os profissionais proporcionaram momentos de muito aprendizado e emoção nas escolas durante o ano de 2019.
Entre uma música e outra, os membros da equipe realizavam contação de histórias, usando materiais diversos, instrumentos e um figurino exclusivo para cada apresentação.
Neste novo cenário de aulas não presenciais, o projeto foi reformulado e a equipe estará produzindo conteúdos audiovisuais específicos para nossas crianças, mantendo a mesma essência do projeto no formato presencial com: músicas, danças, contação de história e uma linguagem que alcance a todos. Professores da rede serão convidados especiais, apresentando seus projetos e contribuições para fortalecer o vínculo com seus pequenos mesmo que virtualmente.
Os vídeos estarão disponíveis em nosso canal no Youtube: Semecti Itaqua a partir de 12 de outubro (semana da criança) e serão divulgados nos grupos de comunicação das escolas com as famílias e página oficial do Facebook.
O Secretário Fabiano Novais acredita que para a formação de bons leitores é fundamental que as crianças, a partir de sua concepção e posteriormente ao seu nascimento, apreciem e valorizem a escuta e a leitura de histórias. “O projeto enriqueceu o imaginário de nossas crianças levando-as ao mundo letrado com um vasto repertório cultural”.
Daniela David Delgado – Mestranda em Ciências da Educação / UniEvora – Portugal.
Diretora do Nfapa (Núcleo de Formação da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba).
Michel Pinto da Costa – Palestrante, Arte Educador e idealizador do Projeto “Hora e Cantar História” na rede de ensino de Itaquaquecetuba.