Instituições que apoiam o Fórum
Previous
Next
A Primeira edição do Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê aconteceu nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2020, e teve como tema central EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA.
As transmissões ao vivo aconteceram das 18h30 às 20h30 pelo canal de Youtube do Fórum e estão disponíveis para serem assistidas.
Os educadores que foram inscritos pelas Secretarias de Educação dos municípios participantes puderam receber seus Certificados de Participação, ao seguir os procedimentos de assistir às palestras e enviar relatórios de participação nos devidos prazos.
Os certificados gerados estão disponíveis para serem baixados, basta acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
Sessão de abertura – 02.09.2020
Palestra 1
Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto). Doutora em Estudos da Criança, na especialidade de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, pela Universidade do Minho, licenciada e mestre em Psicologia Educacional pela mesma universidade. Dedica-se há 20 anos à formação inicial e continuada de educadoras/es de infância, coordenando, desde 2011, o Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE-P.Porto. Investigadora integrada e membro da Direção do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Coordenadora para Portugal da European Early Childhood Education Research Association (EECERA) e Coordenadora do Special Interest Group "Birth to Three" da mesma associação europeia.
Palestra 2
Doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP) com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha) sob supervisão da professora Teresa Godall Castell, Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio no exterior na Universidad Publica de Navarra (Espanha) com supervisão do professor Alfredo Hoyuelos, Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos). Coordenador do Observatório da Cultura Infantil - OBECI. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Membro dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0-3 anos e Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association - EECERA). Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores.
- Paulo Cesar Matheus da Silva - Secretário de Educação de Guarulhos
- Leandro Bassini - Secretário de Educação de Suzano
- Joyce Recco Forni - Professora do Município de Guarulhos
- Dinalva Fagundes Amador - Professora do Município de Suzano
COORDENAÇÃO
Cesar Callegari
Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Segunda sessão – 09.09.2020
Palestra 1
Doutor em Educação pela USP, Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUCSP. Atualmente, é pesquisador em estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Administração Pública e Governo da FGV e também junto ao Programa de
Psicologia da Educação da PUCSP. É diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e coordena o curso de Pedagogia da Faculdade do Educador. Também é professor colaborador no Mestrado e Doutorado em Educação da Unicid. Foi Secretário Adjunto de Educação em Franco da Rocha (2013-2015). É fellow do Programa Global de Lideranças pela Equidade da Fundação Ford.
Palestra 2
Pesquisadora do Centro de Pesquisa Avançada em Educação da Universidade do Chile, onde coordena a área de Educação Inicial. É antropóloga da Universidade do Chile, M.A. Boston Collegge e Ph.D. da Universidade de Leiden. Sua pesquisa se concentrou principalmente na formação e identidade profissional de professores da primeira infância e em políticas para a educação infantil. Foi consultora da Subsecretaria de Educação Infantil do Chile, UNICEF-Chile e OREALC-UNESCO.
- Sônia Regina Fernandes Afonso – Secretária de Educação de Ferraz de Vasconcelos
- Fabiano Oliveira Novais – Secretário de Educação de Itaquaquecetuba
- Jaqueline Aparecida Galesco – Professora do Município de Ferraz de Vasconcelos
- Cláudia Alencar Lopes – Professora do Município de Itaquaquecetuba
COORDENAÇÃO
Cesar Callegari
Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Terceira Sessão – 16.09.2020
Palestra 1
Possui Mestrado e Doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Harvard Medical School. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da UFPR, que têm como principal objetivo o estudo das relações entre sono, aprendizagem e desempenho escolar. É membro-institucional da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).
Palestra 2
Psicóloga, doutora em Educação pelo PROPED/UERJ, atuou na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro na Gerência de Educação Infantil, na elaboração e implementação de políticas públicas e intersetoriais para Educação Infantil. Também atua em Educação Inclusiva na etapa. Experiência na formação inicial e continuada de professores. Membro do departamento de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro. Presta consultoria em Educação Infantil.
- Priscila da Silva Rosa Sidorco – Secretária de Educação de Arujá
- Michele Fonseca – Representante da Secretaria de Educação de Guararema
- Isabel Priscila Lima Toyoda – Professora do Município de Arujá
- Misley Gonçalves Fonseca – Professora do Município de Guararema
COORDENAÇÃO
Cesar Callegari
Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Quarta Sessão – 23.09.2020
Palestra 1
Socióloga, formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui ampla experiência, na formulação, implementação e regulamentação de políticas de Educação Infantil. Foi consultora de vários estados, municípios e organismos internacionais. Uma das articuladoras da criação do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), do qual é membro. Foi presidente da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação. Foi Coordenadora Geral da Educação Infantil do Ministério da Educação/MEC. Atuou em vários projetos de pesquisa e possui publicações e artigos na área. Atualmente é coordenadora da equipe de avaliação da Educação Infantil no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Palestra 2
Mestre em psicologia Educacional pela PUCSP, Doutora em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da USP, Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela USP-RP. Ex-Secretária Municipal de Educação de Ribeirão Preto, Chefe de Gabinete da SEE de São PAULO, Assessora do MEC na elaboração das duas versões iniciais da BNCC.
- Silvana de Fátima Nascimento – Secretária de Educação de Salesópolis
- Fábia Aparecida Costa – Subsecretária de Educação de Guarulhos
- Cibele Carolina de Miranda Sousa – Professora do Município de Salesópolis
COORDENAÇÃO
Cesar Callegari
Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Quinta Sessão – 30.09.2020
Palestra 1
Pesquisadora Sênior do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e presidente da diretoria colegiada da ONG – Ação Educativa Currículo.
Palestra 2
Doutora em Educação pela PUC/SP; Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de SP; Conselheira titular do Conselho Municipal de Educação de São Paulo; Ex-secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; Diretora do Instituto Aprender a Ser.
- Miriam Nao de Faria Chida – Secretária de Educação de Biritiba Mirim
- Aline Gema Caraça Franco – Secretária de Educação de Santa Isabel
- Maria José Pinto – Professora do Município de Biritiba Mirim
- Bernadete de Sousa Pires Magalhães – Professora do Município de Santa Isabel
COORDENAÇÃO
Cesar Callegari
Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Os Certificados estão disponíveis apenas para os participantes que entregaram pelo menos um relatório de participação.
Para baixar seu Certificado, basta acessar o Ambiente Virtual de Avaliação (AVA) do Primeiro Fórum e clicar no link “Certificado” no final da lista.
O seu login de acesso e sua senha continuam sendo o número do seu CPF.
Clique em ACESSE O AVA DO PRIMEIRO FÓRUM (botão abaixo) e preencha com o número do seu CPF os dois campos e clique em ACESSAR.
Acervo de materiais de apoio, experiências na educação infantil dos
municípios participantes do 1º fórum e outros materiais de referência estão disponibilizados nesta sessão
Portal: www.forumeducacaoaltotiete.com.br
E-mail: contato@forumeducacaoaltotiete.com.br
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to