A Linha do Tempo das creches quase sempre é uma loucura! Entre os momentos de brincadeira, sono, alimentação, higiene e experiências, pode ser difícil encontrar um tempo para ler um livro e nem sempre bebês e crianças bem pequenas estão dispostas a ouvir como gostaríamos.

Mas para a equipe do “Hora de Cantar História”, projeto idealizado pelos formadores da Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba que realizou a visitação em um  ônibus, intitulado Biblioteca Itinerante, em creches municipais e subvencionadas do município, essa se tornou uma missão primordial.

O ônibus foi adaptado para receber os bebês que, mesmo engatinhando, possam alcançar os livros. A biblioteca itinerante possui um acervo de aproximadamente cem títulos e também brinquedos que dão suporte ao trabalho realizado.

O nome do projeto surgiu da canção de autoria dos formadores, Michel Pinto da Costa e Roberto Santos, da equipe Parque Escola. Ao iniciar a contação de histórias sempre cantavam: “Chegou a hora de contar história” e entre uma diversão e outra os contos e as brincadeiras foram dando significados às histórias presentes nos livros infantis.

Em um ambiente adaptado e pensado para alcançar os pequenos em suas particularidades e gostos, tendo a sensibilidade de avaliar o momento oportuno, de ampliar o repertório com clássicos da música brasileira e composições autorais relacionadas aos aspectos de interação humana, higiene, meio ambiente e educativos, os profissionais proporcionaram momentos de muito aprendizado e emoção nas escolas  durante o ano de 2019.

 Entre uma música e outra, os membros da equipe realizavam contação de histórias, usando materiais diversos, instrumentos e um figurino exclusivo para cada apresentação.

 Neste novo cenário de aulas não presenciais, o projeto foi reformulado e  a equipe estará produzindo conteúdos audiovisuais específicos para nossas crianças, mantendo a mesma essência do projeto no formato presencial com: músicas, danças, contação de história e uma linguagem que alcance a todos. Professores da rede serão convidados especiais, apresentando seus projetos e contribuições para fortalecer o vínculo com seus pequenos mesmo que virtualmente.

Os vídeos estarão disponíveis em nosso canal no Youtube: Semecti Itaqua a partir de 12 de outubro (semana da criança) e serão divulgados nos grupos de comunicação das escolas com as famílias e página oficial do Facebook.

O Secretário Fabiano Novais acredita que para a formação de bons leitores é fundamental que as crianças, a partir de sua concepção e posteriormente ao seu nascimento, apreciem e valorizem a escuta e a leitura de histórias. “O projeto enriqueceu o imaginário de nossas crianças levando-as ao mundo letrado com um vasto repertório cultural”. 

Daniela David Delgado – Mestranda em Ciências da Educação / UniEvora – Portugal.

Diretora do Nfapa  (Núcleo de Formação da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de  Itaquaquecetuba).

Michel Pinto da Costa – Palestrante, Arte Educador e idealizador do Projeto “Hora e Cantar História” na rede de ensino de Itaquaquecetuba.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments