VII Jornada da Educação busca aprimoramento profissional para os funcionários da municipalidade

A Secretaria Municipal de Educação deu início no mês de julho à VII Jornada da Educação da Rede Municipal de Ensino. Sob temática náutica (Diário de Bordo, Barco, Leme, Bússola, Comandante, Navegantes), referência ao período de pandemia que estamos vivendo (necessidade de registro, todos sujeitos às incertezas da navegação, a importância da condução firme e segura do “barco” em que estamos, nossa condição comum de navegantes), Oficinas foram idealizadas pelas equipes gestoras a partir de temas propostos pela equipe da Secretaria.

     Dessa forma, em 2 de Julho (início das Oficinas) foi desenvolvido o tema Sentindo-se acolhido na volta às aulas, já no dia 16 de Julho, por exemplo, funcionários participarão da Oficina Jardineiros da Esperança – cultivando flores e colhendo alegrias, e assim por diante. Para essa etapa, participam das atividades Auxiliares de Alimentação e Serviços Gerais, Auxiliares de Vida Escolar, Estagiárias e Monitores de Acompanhamento Escolar, em local e condições adequadas, sempre zelando pelo cumprimento das etiquetas de distanciamento e higiene.

     Dando continuidade à VII Jornada da Educação, tivemos a etapa planejada e organizada para professores, coordenadoras e diretores, em parceria com a Editora Moderna. Sob a temática Aprender e ensinar frente aos desafios de uma nova educação, palestras e oficinas pedagógicas foram idealizadas colaborando para o aprimoramento das práticas educativas na municipalidade.

     A Jornada contou com duas palestras principais em cada um dos dias. No dia 14 de julho, Miguel Thompson falou sobre O Corona como metáfora: a complexidade da pandemia como representação dos desafios da educação contemporânea. Já no dia 15, Ilan Brenmam trouxe em pauta Os desafios de educar crianças e jovens no século XXI. O acesso a tais palestras foi disponibilizado também à comunidade escolar, uma vez que os temas são de grande relevância para todos os interessados pela educação.

     Além das palestras principais, a Jornada contou com oficinas, que buscaram atender às peculiaridades de cada segmento e ano, além de diretores e coordenadoras. Abordando temas como As competências socioemocionais: desenvolvendo ações práticas com intencionalidade pedagógica e Os desafios de alfabetizar até o 2º ano do Ensino Fundamental. Equipes gestoras puderam refletir, por exemplo, sobre o Feedback X Feedforward: em busca da efetividade no acompanhamento pedagógico.

     A Secretaria Municipal de Educação, com esta proposta, espera colaborar com a formação continuada de nossos Profissionais e acolhê-los, nesta fase única das nossas vidas, com as doses certas de razão e sensibilidade.

     Parabenizamos os Gestores pela elaboração das Oficinas e agradecemos a parceria da Editora Moderna. Contamos com todos para que as atividades que integram a VII Jornada da Educação sejam significativas e enriquecedoras, e que possam colaborar para a garantia da qualidade na Educação Pública da cidade de Guararema.

Funcionário Pedro em momento de criação na Escola da Natureza Francisca Lerario.
Diretora Paula e o AVE João: ambiente alegre e protegido.
Diretora Orlândia ministrando a oficina: reflexão e aprendizado garantidos!
Árvore das diferenças e a AVE Jaqueline participando da dinâmica, que foi idealizada pela equipe gestora da EM Presidente Getúlio Vargas.
Palestra com o renomado educador Miguel Thompson.
Ilan Brenmam, um dos autores mais importantes da Literatura Infantil do Brasil.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments