Tecnologia em ação: planejamento e construção com tablets e LEGO!

Os estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Cecília Caraça Mineiro Coutinho participaram da atividade Passeio de Barco, uma proposta que uniu tecnologia, raciocínio lógico e trabalho colaborativo.

Utilizando tablets como ferramenta principal, os estudantes foram desafiados a seguir etapas digitais para solucionar uma missão: ajudar os personagens da história a empurrar um barco até a água. O passo a passo, apresentado pelo programa interativo no tablet, guiou os grupos na tomada de decisões e na construção do projeto com peças de LEGO.

A experiência teve início com uma reflexão sobre a importância de seguir etapas para realizar tarefas no dia a dia. Questões como “O que você faz primeiro ao se preparar para sair de casa?” ajudaram os estudantes a entender, de forma prática, o conceito de sequência lógica.

Com o apoio da tecnologia, os estudantes passaram a interagir com a narrativa digital e foram conduzidos a cumprir os desafios propostos, combinando planejamento, organização e cooperação em cada etapa.

Divididos em pequenos grupos, colocaram em prática o que foi planejado digitalmente, construindo a base e o barco com LEGO, sempre acompanhando as orientações do programa.

A atividade proporcionou uma aprendizagem significativa e conectada com a realidade dos estudantes, demonstrando como o uso pedagógico da tecnologia pode potencializar o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e do trabalho em equipe.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para cima