O Professor Gabriel do 3ºano B realizou o projeto “LEITURA COM FANTOCHES”, promovendo o interesse pela leitura e pela expressão.
Tempo estimado:
03 aulas
Objetivos Gerais:
1. Promover o interesse pela leitura e pela expressão oral entre os alunos.
2. Estimular a criatividade e a imaginação por meio da interpretação teatral com fantoches.
3. Reforçar a importância do trabalho em grupo e da colaboração para alcançar objetivos comuns.
4. Integrar diferentes habilidades linguísticas, como leitura, escrita, fala e escuta, em uma atividade lúdica.
5. Proporcionar uma experiência significativa de apresentação teatral para os alunos do 1º ano, como forma de compartilhar conhecimentos e promover a interação entre os estudantes de diferentes séries.
Objetivos Específicos:
1. Incentivar os alunos a lerem textos narrativos em grupo, selecionando quatro textos diferentes para ampliar a diversidade de histórias e personagens.
2. Proporcionar a oportunidade para que todos os alunos participem ativamente da atividade, seja como atores, narradores ou ajudantes nos bastidores.
3. Capacitar os alunos a compreenderem e desempenharem papéis específicos no teatro de fantoches, compreendendo a importância de cada função para o sucesso da apresentação.
4. Promover a prática de ensaio e a reflexão sobre a performance teatral, permitindo que os alunos façam ajustes e melhorias antes da apresentação final.
5. Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral, incentivando os alunos a articularem suas falas de forma clara e convincente durante a apresentação.
6. Realizar uma avaliação formativa durante todo o processo, oferecendo feedbacks construtivos aos alunos para auxiliá-los em seu desenvolvimento.
7. Avaliar a recepção e o impacto da apresentação pelos colegas de sala e pelos alunos do 1º ano, observando sua participação, envolvimento e compreensão da história apresentada.
Desenvolvimento:
Na aula de hoje, direi que faremos uma apresentação com fantoches para os alunos do 1º ano. Deixando claro que essa ação faz parte do Projeto leitura que trabalhamos durante esse mês. Para tanto, em grupos, os alunos realizarão inicialmente a leitura de textos narrativos. Cada grupo realizará uma leitura, sendo 4 textos diferentes. Alguns apenas atuarão, outros serão narradores e outros ainda terão falas. Dessa forma, todos participarão. Após a leitura dos textos, pedirei que os alunos escolham um personagem ou narrador para interpretar no teatro de fantoches. Feita a escolha, explicarei a função de cada um no teatro, especificando que os bastidores também são importantes para o teatro acontecer, pois é necessário o trabalho de todos para que o público entenda a história. Depois deste momento de explicação, os alunos farão um ensaio do teatro em seus grupos, apresentando primeiramente na sala para os outros grupos. Após a apresentação ser feita para os colegas de sala e com as devidas correções do professor, os alunos irão até a sala do 1º ano para se apresentarem para eles, como forma de trabalho com texto narrativo dentro do Projeto Leitura. Para a apresentação serão utilizados os fantoches do programa leiturinha.
Avaliação (Contínua):
1. Observar o engajamento e a colaboração dos alunos durante a leitura dos textos narrativos em grupo.
2. Avaliar a capacidade dos alunos em desempenhar seus papéis no teatro de fantoches, considerando sua expressão oral, gestual e interação com os colegas.
3. Coletar feedbacks dos alunos durante os ensaios e após as apresentações, identificando pontos fortes e áreas de melhoria em suas performances.
4. Analisar a compreensão dos alunos sobre a história apresentada, observando sua capacidade de narrar e interpretar os acontecimentos.5. Avaliar a receptividade da apresentação pelos colegas de sala e pelos alunos do 1º ano, considerando sua participação, atenção e envolvimento durante a atividade.