Professores participam de Planejamento Escolar sobre a BNCC na Educação Infantil

Pensar na formação emocional é um dos pilares essenciais para a educação integral do ser humano. Fundamentado nisso, o projeto “Valores, emoções e sentimentos”, da EPG Cândido Portinari, no São João, reuniu todos os funcionários da escola para realização do Planejamento Escolar. A programação aconteceu nos 7 e 8 de março, em todas as escolas da Prefeitura de Guarulhos, conforme Calendário Escolar 2019.

“A criança que aprende a lidar com suas emoções de uma maneira saudável, constrói uma imagem positiva de si e por consequência se torna um ser humano mais cooperativo, sensível e adquire melhores condições para superar os desafios que surgem em sua vida” explica a coordenadora pedagógica Cintia Martins, sobre a importância de expressar nossos sentimentos.

De acordo com as competências gerais da Educação Básica, que compõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o autoconhecimento e autocuidado são assuntos necessários para serem desenvolvidos com alunos em sala de aula. Aprender a cuidar da saúde física e do equilíbrio emocional. 

Atividades de reflexão e acolhimento

Para abertura do projeto, a escola teve a honra de receber a fundadora da ONG Olhar de Bia, Beatriz Martins, para um bate papo com a equipe escolar, enfatizando a importância de acreditar nos seus sonhos. Desde 2006, a ONG já impactou mais de 130 mil pessoas em todo o Brasil. Na sequência, a artesã e professora Luciana, ministrou a oficina de confecção de emojis com feltros.

O planejamento contou ainda com a palestra de Patrícia Gonçalves, odontologista, oncologista e especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), falando sobre como nossas emoções e sentimentos que interferem em nossa saúde física e mental. “Foram momentos de reflexão, introspecção, emoção e muitas trocas de experiências, em que algumas pessoas compartilharam o que sentiram trazendo histórias inspiradoras a todos os que estavam presentes” ressalta Cintia Martins.

Durante as atividades, os participantes se sentiram contemplados e motivados para que o ambiente de trabalho se torne humano e acolhedor. “Gratidão é o que sinto hoje além de uma vontade enorme dar o meu melhor e seguir a minha missão.”, agradeceu a professora Tatiana Cavalcante, pelos momentos de reflexão, diversão e relaxamento. 

 

EPG Machado de Assis

Já na EPG Machado de Assis, teve como objetivo trabalhar os dois eixos estruturantes da BNCC na Educação Infantil: “Interações e Brincadeiras”, sendo eles essenciais para o aprendizado das crianças. Os professores colocaram em prática o quanto a criança aprende brincando e interagindo de forma prazerosa por meio de diversas brincadeiras, dentre elas, a Corrida da Bexiga e Formando Torre, vivenciando todos os campos de experiências dessa etapa, como os seus direitos de aprendizagem. 

“Após realizarmos as brincadeiras, em roda de conversa, socializamos como foi este momento, avaliando todo processo. Percebemos que nas brincadeiras, os professores transcorreram por diversos objetivos dos cinco campos de experiências que a Base aborda.”, explica a coordenadora pedagógica, Dulcimeire Filardo. 

Algumas atividades proporcionaram equilíbrio, força, competição, autonomia, respeito do seu próprio tempo, valores como respeito ao próximo, entre outras. “A equipe foi bem participativa, foi gratificante ver a alegria de todos e a produtividade do nosso planejamento”, destacou Cacilaine Ribeiro, coordenadora pedagógica. 

Na segunda parte do planejamento, os professores se reuniram em sala de aula para a discussão da Proposta Curricular do Quadro de Saberes Necessários (QSN) e a Base Nacional Comum Curricular. Também foram apresentados três vídeos sobre a BNCC na Educação Infantil, seus dois eixos norteadores, as dez competências, os seis direitos de aprendizagem e os cinco campos de experiências. No encerramento das atividades, por meio de um quadro, os professores analisaram os objetivos dos campos de experiências, de acordo com a proposta pedagógica da Rede.

 

fonte: portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments