Plataforma colaborativa “Conecta Guararema”

O município de Guararema lançou em julho deste ano uma plataforma colaborativa “Conecta Guararema”, idealizada/realizada pela Professora Mônica Cidade, com o objetivo de contribuir para a prática do ensino híbrido, das metodologias ativas e como uma ferramenta facilitadora para que os professores atuem como autores e possam fazer trocas riquíssimas com seus pares com diferentes experiências e conhecimentos.

assista ao vídeo de apresentação da Plataforma Conecta Guararema

O projeto da Professora foi baseado nos resultados de uma Autoavaliação realizada pela Secretaria Municipal de Educação em março/2021. O questionário foi disponibilizado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB, uma ferramenta online e gratuita, que possibilitou aos professores da Rede identificarem suas competências digitais e o desenvolvimento profissional. As perguntas foram baseadas em três áreas: Pedagógica, Cidadania Digital e Desenvolvimento Profissional, sendo que a Professora Mônica destacou-se nas competências de curadoria e criação (seleção e criação de recursos digitais que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem), inclusão (utilização de recursos tecnológicos para promover a inclusão e a equidade educativa) e comunicação (utilização das tecnologias para manter a comunicação ativa, sistemática e eficiente).

A plataforma é totalmente responsiva, ou seja, programada para ser utilizada em desktops, notebooks ou celulares e possui domínio personalizado já registrado www.conectaguararema.com.br

Apesar de colaborativa, poderão acessar o conteúdo apenas os perfis da Secretaria de Educação de Guararema (@edu.guararema.sp.gov.br) pois desejamos facilitar o trabalho de curadoria de objetos de aprendizagem de nossa Rede.

Vale ressaltar que este é um projeto que promove a interação e pesquisa dos professores, portanto poderá ser colaborador qualquer professor ou gestor da Rede Municipal de Guararema, podendo compartilhar seus materiais digitais e experiências para o enriquecimento de toda a Rede, num processo de melhoria contínua.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kleber Gonçalves dos Santos
Kleber Gonçalves dos Santos
2 anos atrás

Sensacional a iniciativa de vocês.
Qual a possibilidade de expandir o projeto para outros municípios?