Aprender, Criar e Compartilhar Conhecimentos por Meio de Jogos Matemáticos |
EMEB Professor Ruy Coelho |
A Mostra de Matemática surgiu como uma proposta pedagógica voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando tornar a aprendizagem matemática mais significativa, dinâmica e interativa. Considerando os desafios enfrentados por muitos alunos no processo de consolidação de conceitos matemáticos, buscou-se proporcionar uma experiência diferenciada, em que o conhecimento fosse construído de forma colaborativa, lúdica e aplicada ao cotidiano. Objetivo da Prática – Promover o fortalecimento das habilidades matemáticas por meio da confecção e utilização de jogos didáticos. – Estimular a autonomia, a criatividade e o protagonismo dos estudantes. – Incentivar a socialização e a troca de saberes durante a mostra. Metodologia/Ações desenvolvidas O projeto foi desenvolvido em etapas: 1. Estudo dos conteúdos matemáticos previamente trabalhados em sala. 2. Planejamento e confecção dos jogos, em grupos, utilizando materiais acessíveis e criativos. 3. Apresentação na Mostra de Matemática, em que os próprios alunos explicaram o funcionamento dos jogos, interagiram com os colegas e convidados, além de participarem ativamente das atividades propostas. Resultados obtidos – Maior engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem. – Desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em grupo e criatividade. – Consolidação de conteúdos matemáticos de forma lúdica e prática. – Sentimento de valorização e protagonismo por parte dos alunos da EJA. Impacto na aprendizagem dos alunos A prática contribuiu para a superação de dificuldades, reforçando conceitos básicos da matemática de maneira significativa. Os alunos passaram a enxergar a disciplina de forma mais prazerosa, reconhecendo sua aplicação no cotidiano. Além disso, a experiência fortaleceu a autoestima e a motivação para aprender. Possibilidades de replicação A Mostra de Matemática pode ser facilmente replicada em outras turmas e modalidades de ensino, adaptando os jogos de acordo com os conteúdos e a faixa etária dos estudantes. Trata-se de uma prática pedagógica inclusiva, acessível e com grande potencial de engajamento, que pode ser ampliada para outras áreas do conhecimento. |

Jogo dos vizinhos

Dominó da Adição

Estudantes da EJA socializando e multiplicando saberes
Professores: Jeozadaque Quintans e Patrícia Bissaco |