Mostra de Matemática da Educação de Jovens e Adultos.

Aprender, Criar e Compartilhar Conhecimentos por Meio de Jogos Matemáticos
EMEB Professor Ruy Coelho
A Mostra de Matemática surgiu como uma proposta pedagógica voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando tornar a aprendizagem matemática mais significativa, dinâmica e interativa.
Considerando os desafios enfrentados por muitos alunos no processo de consolidação de conceitos matemáticos, buscou-se proporcionar uma experiência diferenciada, em que o conhecimento fosse
construído de forma colaborativa, lúdica e aplicada ao cotidiano.

Objetivo da Prática
– Promover o fortalecimento das habilidades matemáticas por meio da confecção e utilização de jogos didáticos.
– Estimular a autonomia, a criatividade e o protagonismo dos estudantes.
– Incentivar a socialização e a troca de saberes durante a mostra.

Metodologia/Ações desenvolvidas
O projeto foi desenvolvido em etapas:
1. Estudo dos conteúdos matemáticos previamente trabalhados em sala.
2. Planejamento e confecção dos jogos, em grupos, utilizando materiais acessíveis e criativos.
3. Apresentação na Mostra de Matemática, em que os próprios alunos explicaram o funcionamento dos jogos, interagiram com os colegas e convidados, além de participarem ativamente das atividades
propostas.

Resultados obtidos
– Maior engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem.
– Desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em grupo e criatividade.
– Consolidação de conteúdos matemáticos de forma lúdica e prática.
– Sentimento de valorização e protagonismo por parte dos alunos da EJA.

Impacto na aprendizagem dos alunos
A prática contribuiu para a superação de dificuldades, reforçando conceitos básicos da matemática de maneira significativa. Os alunos passaram a enxergar a disciplina de forma mais prazerosa, reconhecendo sua aplicação no cotidiano. Além disso, a experiência fortaleceu a autoestima e a motivação para aprender.

Possibilidades de replicação
A Mostra de Matemática pode ser facilmente replicada em outras turmas e modalidades de ensino,
adaptando os jogos de acordo com os conteúdos e a faixa etária dos estudantes. Trata-se de uma prática
pedagógica inclusiva, acessível e com grande potencial de engajamento, que pode ser ampliada para
outras áreas do conhecimento.

Jogo dos vizinhos

Dominó da Adição

Estudantes da EJA socializando e multiplicando saberes

Professores: Jeozadaque Quintans e Patrícia Bissaco

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments