LIVRO: Carta às meninas e aos meninos em tempos de COVID -19

O Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) é um movimento social que luta pelo direito das crianças de zero a 6 anos a uma educação infantil democrática, laica, antirracista, inclusiva e de qualidade social. Constitui, ao lado de outros 26 fóruns, o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias (NEPEI), da Faculdade de Educação da UFMG, integra a Comissão Articuladora do FMEI. A iniciativa de escrever uma carta para as crianças explicando o que está acontecendo no Brasil e no mundo, com a chegada da Covid-19, foi de ambos, partindo da avaliação de que havia produções destinadas aos pais e mães, às professoras e aos professores, mas não algo dirigido diretamente às crianças. Assim, surgiu a ideia de uma publicação que tivesse como interlocutoras principais as próprias crianças e, ainda, que tivesse qualidade estética, trouxesse informações confiáveis e, principalmente, não escondesse das crianças a gravidade do momento, mas que, ao mesmo tempo, desse a elas protagonismo e esperança. 

O produto é uma obra de arte, produzida por ilustradores de livros infantis: Alexandre Rampazo, Anna Cunha, Camilo Martins, Elisa Carareto, Gabriel Benedito, Graça Lima, Luiz Silva, Marilda Castanha, Nelson Cruz, Odilon Moraes e Raquel Matsushita. Se o material é um presente para adultos e crianças, é preciso dizer que o processo uniu pessoas comprometidas com as crianças e com seu direito de viver em um mundo mais justo e solidário. E que sabem que a construção deste mundo passa hoje mais do que nunca pela proteção afetuosa desses que acabaram de chegar. 

O livro também está disponível em áudio.

Organização: Mônica Correia Baptista

Projeto gráfico: Raquel Matsushita

Diagramação: Entrelinha Design

Revisão: Zélia Versiani

Redes sociais: Philippe Albuquerque

Texto inspirado em “Carta para los niños y niñas en este momento de crisis”, de Carla Infanta e Isidora Lobo

Clique AQUI e acesse o documento.

Esta publicação faz para da seleção de materiais da biblioteca da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments