O professor Leandro Martins da Silva, da E.M. Cecília Caraça Mineiro Coutinho, desenvolveu um projeto inovador que utiliza a inteligência artificial (IA) como recurso pedagógico para a recomposição da aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa teve como foco estudantes com defasagens cognitivas, Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, ansiedade e outras dificuldades de aprendizagem, buscando promover um ensino mais inclusivo, dinâmico e eficaz.
A proposta surgiu da observação de uma estudante com TEA, que apresentava grande potencial na leitura e oralidade da língua inglesa, mas demonstrava desinteresse diante de atividades tradicionais. Diante dessa realidade, o professor criou um site educacional com atividades multimodais, jogos interativos e feedback em tempo real, possibilitando a personalização das trilhas de aprendizagem. A plataforma foi bem recebida por toda a turma e posteriormente ampliada para a comunidade escolar.
Os resultados alcançados foram significativos: aumento do engajamento nas aulas de inglês, melhoria no rendimento escolar, maior participação dos estudantes em atividades interativas, redução da evasão de tarefas e ampliação do uso de metodologias ativas. O uso da IA também favoreceu a autonomia dos alunos e a aplicação de práticas pedagógicas alinhadas às competências previstas na BNCC.
A experiência confirma o potencial da inteligência artificial como aliada no ensino de línguas, ampliando os espaços de aprendizagem, respeitando os diferentes ritmos dos alunos e fortalecendo o compromisso da escola com uma educação inovadora, inclusiva e de qualidade.


