A descoberta da vida microscópica como ferramenta de estímulo à curiosidade EMEB Professor Ruy Coelho |
Muitas vezes, a ciência é apresentada de forma abstrata e distante da realidade dos alunos, o que dificulta a construção de um interesse genuíno pelo conhecimento. Despertar a curiosidade e tornar o aprendizado concreto é um desafio constante no ambiente escolar. |
Proporcionar aos estudantes uma experiência prática e envolvente que lhes permitisse observar, por meio do microscópio, o universo invisível presente em uma simples gota d’água, estimulando a curiosidade e a valorização da pesquisa. |
A atividade foi organizada em sala de aula utilizando microscópio para a observação de gotas d’água coletadas. Os estudantes, orientados pelo educador, puderam visualizar organismos microscópicos e perceber que, mesmo em algo aparentemente simples, existe um mundo repleto de vida. O momento foi conduzido de forma participativa, incentivando a observação atenta, a troca de percepções e o registro das descobertas. |
Os estudantes demonstraram grande entusiasmo ao perceber a presença de vida em um espaço invisível a olho nu. A atividade despertou o interesse pela ciência, promoveu o engajamento durante o processo de observação e incentivou a formulação de perguntas e hipóteses sobre o que viam. |
A experiência contribuiu para aproximar a ciência do cotidiano dos alunos, mostrando que o conhecimento científico não é algo distante, mas presente nas pequenas coisas do dia a dia. Além disso, desenvolveu habilidades como a observação crítica, o pensamento investigativo e o espírito explorador, fundamentais para a formação integral dos estudantes. |



Professor: Danilson Rodrigues de Souza |