Educação e Cultura Digital: oportunidades e desafios.


Esta proposta educacional digital surgiu da necessidade de integrar, de forma criativa e significativa, as tecnologias digitais ao processo de ensino-aprendizagem. Vivemos em um contexto em que as crianças estão cada vez mais conectadas ao mundo digital, e a escola precisa assumir o papel de mediadora, oferecendo experiências que unam tecnologia, conhecimento e desenvolvimento de competências para a vida.
O objetivo principal é proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizado, explorando recursos digitais que estimulem a curiosidade, a autoria e a colaboração. A ideia é que a tecnologia seja um meio para ampliar as possibilidades de expressão, pesquisa e produção de conhecimento.
A proposta consiste em consolidar as aprendizagens, utilizando descritores frágeis, gameficando as atividades por meio de plataformas educacionais, aplicação de questionários digitais, com devolutivas instantâneas.
Essa prática foi pensada para promover aprendizagens significativas, valorizar o protagonismo do aluno e incentivar o uso consciente e crítico da cultura digital. Atividades personalizadas para necessidade de cada
aluno, tudo acessado através de Qrcode.

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Os objetivos alcançados foram: maior engajamento dos alunos nas atividades escolares; desenvolvimento de habilidades digitais e socioemocionais; ampliação da criatividade e da capacidade de resolução de problemas e fortalecimento da colaboração entre alunos.

Esta prática foi realizada na ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MARIO PORTES, pela professora Kátia Cilene Scarcella Garcia

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