Nossas histórias |
O projeto “Deu a Louca nos Contos de Fadas – Nossas Histórias” foi desenvolvido na Sala de Recursos com estudantes da Educação Especial, tendo como objetivo principal estimular a imaginação, a criatividade e a produção de histórias coletivas.
A atividade iniciou-se com o uso de cartões ilustrados, contendo elementos de personagens, objetos e cenários. Cada estudante sorteou dez cartões e, a partir deles, criou uma história.
O resultado foram duas histórias curtas, nas quais as crianças criaram o cenário central e, com apoio da professora como escriba, organizaram as narrativas em começo, meio e fim.
Assim surgiram:
- A Aventura da Bela na Casa de Doces – Produzida por Samuel Evangelista
Era uma vez Bela, que caminhava pela floresta até encontrar uma estranha casa feita de doces.
— Se é uma casa de doces, deve estar cheia de doces! — pensou ela, curiosa.
Ao entrar, encontrou apenas uma maçã vermelha sobre a mesa. Bela não entendeu nada. De repente, um gato misterioso apareceu e disse:
— Bem-vinda à minha casa!
Mas o gato não era nada bondoso. Ele planejava capturar Bela. Foi então que o guardião do mar, o poderoso Rei Tritão, surgiu e advertiu:
— Não coma essa maçã, Bela, ela está envenenada!
Para protegê-la, o rei entregou-lhe uma rosa enfeitiçada.
— Essa rosa pode ajudá-la, mas apenas se você me trouxer um cavalo do Capitão Gancho.
Bela, assustada, pediu ajuda. Nesse instante apareceu um galo sábio que prometeu apoiá-la. O galo, então, chamou o caçador, e juntos partiram para o mar em busca do cavalo.
No caminho, encontraram Úrsula, a bruxa do mar, que revelou que o Capitão Gancho agora trabalhava para ela. Porém, a surpresa maior foi que a Rainha Má não era realmente má. Ela queria ajudar Gancho e, sabendo do pedido de Bela, decidiu entregar o cavalo ao caçador.
De posse do cavalo, seguiram numa carruagem mágica até Rei Tritão. Ao receber o presente, o rei libertou Bela da ameaça. O gato malvado foi levado para a torre mais alta, onde não poderia causar problemas novamente.
E assim, todos aproveitaram juntos a casa de doces — que, desta vez, estava realmente cheia de delícias — e celebraram o fim da aventura.
Fim.
- O Porquinho Enfeitiçado – Produzido por Miguel Irineu
Era uma vez, numa floresta encantada, uma fada madrinha muito bondosa que sonhava em ver os cogumelos crescerem e iluminarem a mata com suas cores mágicas. Como não conseguia sozinha, ela resolveu confiar seus poderes a Rapunzel, que estava disposta a ajudar.
Rapunzel saiu em busca dos cogumelos e, pelo caminho, encontrou um simpático anão que tinha como companheiro um porquinho muito esperto. Tudo parecia tranquilo, até que Malévola, invejosa e má, surgiu com um feitiço terrível: transformou o pobre porquinho em um dragão!
A fada madrinha, desesperada, pediu ajuda a Chapeuzinho Vermelho. Mas Malévola já estava tramando outro mal: preparava em seu caldeirão uma sopa de dragão. Antes que fosse tarde demais, o Gato de Botas apareceu, pronto para lutar ao lado de Chapeuzinho.
A notícia se espalhou rapidamente até chegar à Rainha, que não gostou nada de saber que o delicado porquinho havia virado uma fera. Ela então convocou o Grilo Falante e também pediu auxílio à Rainha Má – que, na verdade, não era má, mas sim uma poderosa feiticeira bondosa.
Com o apoio do Rei e de uma menina chamada Maria, o grupo partiu em busca do dragão. Quando finalmente o encontraram, o Rei o segurou com coragem, e Maria, sem medo, abraçou a criatura com todo o carinho de seu coração. Nesse instante, o feitiço se quebrou: o dragão voltou a ser o porquinho amigo do anão.
Unidos, todos criaram um novo feitiço, desta vez para o bem, e os cogumelos finalmente cresceram, colorindo a floresta de alegria.
Malévola, derrotada e furiosa, foi embora resmungando, ainda planejando seu próximo feitiço. Mas, por enquanto, a floresta estava em festa, e o porquinho vivia feliz ao lado de seus novos amigos.
Fim.
Em seguida, os estudantes ilustraram suas produções, dando vida aos personagens e cenários criados. A prática oportunizou momentos de oralidade, reconto, ilustração e construção de sentido, reforçando a importância da inclusão, da escuta e do protagonismo das crianças no processo de aprendizagem.
Professor Responsável: Elisangela Henrique Dias




