As diferentes linguagens para a educação integral

Desde a Constituição Federal de 1988, que assegura o direito ao pleno desenvolvimento da pessoa, a educação brasileira pretende contemplar não apenas aspectos cognitivos, mas também socioemocionais, culturais, éticos e físicos. 

A LDB destaca a necessidade de uma formação integral dos estudantes, que valorize a dimensão humana e contribua para o exercício da cidadania.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também é um marco importante para a Educação Integral. A BNCC estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica, contemplando diferentes áreas do conhecimento, incluindo as linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, e Linguagens e Códigos.

Assim sendo, no que se refere às linguagens, a BNCC propõe que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura, escrita, oralidade e escuta ativa, bem como o domínio de diferentes linguagens artísticas, como música, dança, teatro e artes visuais. Essa abordagem visa estimular a expressão criativa, a sensibilidade estética e a capacidade de compreender e se comunicar por meio de diferentes linguagens.

A Educação Integral busca ir além do ensino formal das disciplinas, promovendo o acesso e a vivência das diferentes formas de expressão e comunicação. Essa abordagem proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades artísticas, de se expressar de forma criativa e de ampliar sua compreensão do mundo por meio das linguagens.

É importante ressaltar que a implementação da Educação Integral com base na legislação para as diferentes linguagens requer o envolvimento de gestores, professores e toda a comunidade escolar. É preciso promover a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento, estimular práticas pedagógicas inovadoras e garantir a formação continuada dos educadores, de modo a possibilitar uma educação integral e de qualidade para todos os estudantes..

Integrar essas diferentes linguagens na educação proporciona aos estudantes oportunidades de aprendizado mais abrangentes e enriquecedoras. Essa abordagem permite que eles desenvolvam suas potencialidades em várias dimensões e o preparo para a vida.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments