Consolidando habilidades essenciais para o avanço escolar – Intensivo de Aprendizagem

EMEB Professor Ruy Coelho
A partir da análise das avaliações diagnósticas e dos simulados, observou-se que parte significativa dos alunos apresentava defasagens em habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática. Essas dificuldades comprometem tanto a resolução de problemas quanto a compreensão leitora, impactando
diretamente o desempenho nos processos avaliativos internos e externos. Os alunos demonstravam insegurança e baixo desempenho na resolução de questões que exigiam interpretação, aplicação de
estratégias matemáticas e leitura com atenção aos comandos. Além disso, muitos não conseguiam identificar os erros cometidos nem reformular suas estratégias de resolução.

Objetivo da prática:
Criar um ambiente de aprendizagem motivador que possibilitasse:
– Revisitar os conteúdos de forma dinâmica.
– Garantir que os alunos compreendessem os erros e aprendessem estratégias corretas.
– Promover a participação ativa de todos, respeitando os diferentes níveis de aprendizagem.

Metodologia/ações desenvolvidas
– Seleção das habilidades em defasagem a partir da análise dos resultados dos simulados.
– Planejamento de encontros intensivos, realizados em blocos de 2 a 3 horas semanais.
– Uso da data show para projetar as questões relacionadas às habilidades que os alunos apresentaram maior dificuldade.
– Resolução individual e em duplas das questões, com a mediação constante do professor.
– Correção coletiva das questões projetadas, promovendo debate sobre diferentes estratégias de resolução.
– Registro das estratégias e dicas-chave no quadro, sistematizando o conhecimento.
– Retomada prática: exercícios semelhantes para fixação imediata.

Resultados obtidos:
– Maior participação dos alunos durante as aulas, com envolvimento ativo nas correções coletivas.
– Desenvolvimento da capacidade de argumentação, uma vez que os alunos passaram a explicar seus raciocínios.
– Redução das inseguranças diante de avaliações, com aumento da autoconfiança.
– Melhora gradual no desempenho, especialmente em questões de interpretação e resolução de problemas.

Impacto na aprendizagem dos alunos:
O Projeto Intensivo de Aprendizagem possibilitou que os alunos compreendessem os erros cometidos e aprendessem a corrigi-los com consciência, fortalecendo não apenas o conteúdo, mas também habilidades metacognitivas. Houve avanços na precisão e na autonomia, refletindo em melhores resultados nas avaliações subsequentes.

Possibilidades de Replicação
A prática pode ser replicada em outros contextos e séries, desde que:
– Haja uma análise prévia das habilidades prioritárias;
– O professor organize momentos coletivos com recursos acessíveis (data show, quadro ou até mesmo impressos);
– As intervenções sejam adaptadas ao nível de cada turma.
O modelo é versátil e pode ser aplicado tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, servindo como estratégia de recuperação paralela e preparação para avaliações externas.
Professores: Edilaina das Dores, Fernanda de Cássia, Fernanda Maria, Neli Moreira, Solange Araújo.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments