A Educação Infantil em tempos de pandemia
“Só desperta a paixão por aprender quem tem a paixão por ensinar”
Paulo Freire
A experiência vivenciada na E.M. José Braz Neto partiu da necessidade de adaptação dos planejamentos pedagógicos a uma nova situação de distanciamento físico provocado pela Covid-19, que foi responsável não apenas pela alteração da rotina escolar, mas também dos bebês, das crianças bem pequenas e de suas famílias.
Reconhecendo a importância de intensificar as ações sugeridas pela Secretaria Municipal de Educação de Suzano (SME), para torná-las mais interativas e contextualizadas com a nossa comunidade, o trabalho em equipe foi pensando para ir além do contato superficial com as famílias dos alunos.
Após discussões e construções coletivas para estreitamento das relações entre a comunidade escolar, foram realizadas sondagens para levantamento dos recursos mais pertinentes para essa interação, tendo em vista a diversidade de acesso aos meios de comunicação digital e o respeito à disposição do contato entre as famílias durante esse período.
Com esse levantamento a equipe docente e o gestor escolar construíram propostas de vivências com foco no acolhimento das famílias e sua realização em casa. Utilizando os recursos digitais para comunicação, o grupo estabeleceu a execução, o acompanhamento e a contínua avaliação das ações propostas, buscando assim possibilitar novos diálogos e entendimentos sobre o mundo dos alunos por meio das brincadeiras. Além de oferecer orientações que favoreçam o desenvolvimento dos bebês e das crianças bem pequenas, entendemos que essa prática coletiva também abraça as diversidades de nossa comunidade escolar, contribuindo assim com a ampliação democrática do fazer pedagógico.
Muito bacana os depoimentos dos educadores e as ações que foram tomadas a partir de um grupo! Isso é trabalho colaborativo, que chamou a família a agir junto, fazendo parte!
Parabéns!!!