PRÁTICA DESENVOLVIDA NA EM “Prof.ª ÁQUIE ERRUZO DE LARA”
Para as crianças, o site representa a oportunidade de exercer protagonismo desde cedo. Mesmo pequenas, as crianças puderam participar ativamente escolhendo fotos, registrando falas ou produzindo trabalhos artísticos que foram publicados. Essa visibilidade fortalece suas vozes, valoriza suas produções e gera motivação para novas criações. Ao verem seus trabalhos expostos, elas sentem orgulho, despertando maior interesse em escrever, desenhar e contar histórias. Além disso, quando o site traz textos curtos, legendas ou áudios elaborados pelos próprios alunos, o contato com a função social da leitura e da escrita se torna real e significativo.
Nesse processo, a tecnologia deixa de ser apenas um espaço de consumo e passa a ser compreendida como uma linguagem de expressão.
No âmbito familiar, o site aproxima a escola da casa, permitindo que os pais acompanhem de perto o desenvolvimento da turma. Ao verem seus filhos como autores, artistas e narradores de suas próprias experiências, as famílias reconhecem e valorizam ainda mais as aprendizagens. Essa interação favorece o diálogo, pois os conteúdos publicados podem gerar conversas em casa sobre os projetos e atividades escolares, estreitando vínculos entre crianças, pais e a escola.
Já no contexto escolar, a iniciativa amplia a transparência e a visibilidade do trabalho pedagógico, mostrando a riqueza do que acontece na educação infantil.
Além disso, promove uma cultura de registro, pois a professora documenta com maior frequência e intencionalidade os processos de aprendizagem, refletindo sobre eles.
O site também funciona como uma memória coletiva da turma, constituindo-se em um verdadeiro portfólio digital que registra trajetórias individuais e coletivas.
Nesse sentido, o impacto pedagógico é profundo. Um site da turma contribui para tornar a aprendizagem mais significativa, uma vez que as produções das crianças ganham circulação real e passam a ter função social. Ele também incentiva a autoria, a criatividade e a cooperação, integrando diferentes linguagens como texto, imagem, áudio e vídeo.
Por fim, promove desde cedo o letramento digital, preparando as crianças para compreenderem a tecnologia como ferramenta de comunicação e construção de conhecimento.
Assim, ao ser pensado como parte integrante do processo educativo, um site da turma não apenas registra momentos, mas potencializa aprendizagens, fortalece laços e amplia as possibilidades de expressão das crianças no mundo contemporâneo.
IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO LOCAL
A criação de um site para a turma, representa uma oportunidade única de potencializar as aprendizagens a partir do contexto local. Ao mesmo tempo em que a vivência no bairro, nas praças, festas populares ou pontos históricos torna os conteúdos escolares mais significativos, o site amplia o alcance dessas experiências, permitindo que elas sejam registradas, compartilhadas e revisitadas. Dessa forma, o que poderia se perder no cotidiano ganha permanência e função social.
Para as crianças, ver suas produções publicadas — sejam desenhos, textos, fotos ou relatos orais — é motivo de orgulho e incentivo à participação. O protagonismo infantil se fortalece, pois elas percebem que aquilo que produzem e vivenciam possui valor e merece ser mostrado.
Esse movimento contribui para a alfabetização, já que o ato de escrever e ler passa a ter uma finalidade concreta: comunicar experiências reais para um público de verdade. Além disso, o site favorece o desenvolvimento do letramento digital, aproximando as crianças das linguagens tecnológicas desde cedo.
O registro das vivências contribui para o fortalecimento da autoestima e para o respeito à diversidade cultural, mostrando que cada tradição, cada história e cada modo de viver têm importância e merecem ser preservados.
No relacionamento com as famílias, o site cumpre um papel essencial de aproximação. Ao acessarem as produções dos filhos, os responsáveis se sentem mais conectados ao processo de aprendizagem e reconhecem o valor do trabalho pedagógico realizado. Essa interação favorece o diálogo em casa sobre os projetos e propostas, estreitando os laços entre escola, família e comunidade.
Nesse sentido, o impacto pedagógico é evidente. O site transforma experiências locais em oportunidades de autoria, cooperação e reflexão. Ele integra diferentes linguagens, fortalece a memória coletiva e estimula a consciência cidadã, ao mesmo tempo em que amplia o alcance da aprendizagem para além dos muros da escola. Assim, unir o registro digital às vivências cotidianas torna o processo educativo mais significativo, participativo e conectado à realidade em que as crianças estão inseridas.
