Instituições que apoiaram o 2º Fórum
Previous
Next
A Segunda edição do Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê aconteceu nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2021, e teve como tema central ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA.
As transmissões ao vivo aconteceram das 19h00 às 21h00 pelo canal de Youtube do Fórum e estão disponíveis para serem assistidas.
Os educadores que foram inscritos pelas Secretarias de Educação dos municípios participantes puderam receber seus Certificados de Participação, ao seguir os procedimentos de assistir às palestras e enviar relatórios de participação nos devidos prazos.
Os certificados gerados estão disponíveis para serem baixados, basta acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
Palestra 1
Licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Foi docente no Instituto de Educação da Universidade do Minho de 1988 a 2019 onde, além da lecionação de diversas unidades curriculares – ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento –, orientou estágios de Educadores de Infância, Professores do 1.º Ciclo e Psicólogos. Tem coordenado vários projetos de investigação nas áreas do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem e promoção da leitura e é autora de vários instrumentos de avaliação da linguagem e da leitura e de vários programas de intervenção nestas áreas.
Palestra 2
Doutora em Educação pela UFMG. Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE, FaE/UFMG. Coordenadora do projeto ALFALETRAR, na rede municipal de Lagoa Santa, MG. Autora de vários livros e numerosos artigos sobre a aprendizagem da língua escrita no ensino fundamental. Prêmio Jabuti - Melhor livro de não ficção do ano - 1917: Alfabetização: a questão dos métodos. (Editora Contexto). Último livro, 2020: ALFALETRAR: toda criança pode aprender a ler e a escrever (Editora Contexto)
– Leandro Bassini – Secretário de Educação de Suzano
– Adriane Galo Alcântara da Silva – Secretária de Educação de Ferraz de Vasconcelos
– Carlos Henrique do Nascimento – Professor do Município de Ferraz de Vasconcelos
– Karina Azevedo Marquis – Professora do Município de Suzano
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Palestra 1
Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales em Santiago, Chile. Ela fez Pedagogia na Universidade de São Paulo. Tem mestrado em Educação Comparada pela Universidade Stanford e doutorado em Política Educacional pela Universidade Harvard. Dirigiu o Programa de Especialização em Ensino (PED Brasil) no Lemann Center de Stanford. Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e trabalhou no Escritório Regional de Educação da UNESCO em Santiago, Chile. Sua pesquisa está relacionada a políticas comparadas em educação, formação de professores e currículo.
Palestra 2
Doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan - Ann Arbor. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi presidente do INEP de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016 e membro do Conselho Nacional de Educação, entre 2016 e 2020, onde foi um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Participou do Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Evaluacion Educativa do México e foi consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.
– Maria Donizeti de Queluz Camargo – Secretária de Educação de Santa Isabel
– André Stábile – Secretário de Educação de Mogi das Cruzes
– Fábia Aparecida Costa – Subsecretária de Educação de Guarulhos
– Rodrigo Aparecido da Silva – Diretor Pedagógico do Município de Santa Isabel
– Nayara Xavier – Professora do Município de Mogi das Cruzes
– Cintia Alcantara de Araújo – Professora do Município de Guarulhos
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Palestra 1
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires. Atua como professora da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem, pesquisando principalmente os seguintes temas: prática pedagógica, produção de textos, leitura, alfabetização, oralidade. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem.
Palestra 2
Diretora da Tríade Educacional. Bióloga, Pedagoga, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação com ampla experiência na área de Educação como professora e coordenadora. Co-organizadora dos livros Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora, e STEAM em sala de aula. É coordenadora de Pós-graduação em Metodologias Ativas. Acompanha escolas e redes de ensino na implementação de currículos voltados Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e inserção do STEAM. Atuou na elaboração dos Referenciais dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio e, como especialista do Movimento pela base, apoiou os redatores dos currículos estaduais na área de Ciências da Natureza da BNCC.
– Elaine Cristina Gentil Baptista – Secretária de Educação de Arujá
– Aline Amorim Marques – Secretária Adjunta de Educação de Guararema
– Priscila Siqueira Said – Professora do Município de Arujá
– Monica Cidade – Professora do Município de Guararema
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Palestra 1
Professora, assistente social, mestra e doutoranda em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Foi Secretária de Educação de Belo Horizonte e Secretária de Educação do Estado de Minas Gerais. Também foi secretária da extinta Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI do MEC. Defensora de uma educação pública de qualidade para todos com atenção à diversidade e inclusão. Feminista, negra, ativista do Movimento Negro, é vereadora na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Palestra 2
Obteve graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidad de Barcelona (1996). Fez pós-doutorado na Universidad de Barcelona e no INRP-Paris (2005). Em 2011 fez um segundo pós-doutorado na UFMG e, em 2015, outro na UPEC-Paris. É professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua também no CEEL- Centro de Estudos em Educação e Linguagem e na Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: psicolinguística, didática da língua portuguesa, alfabetização, formação do professor e psicologia da educação.
– Simone Lacerda Monteiro – Secretária de Educação de Poá
– Maria Elizabeth De Vita Bueno – Diretora da SME de Biritiba Mirim
– Adilson Marques de Oliveira – Professor Orientador no Centro Educacional Técnico e Pedagógico de Santa Branca
– Edilene Sanches Baptista – Professora do Município de Poá
– Denise Pires de Faria Mazante – Professora do Município de Biritiba Mirim
– Junio do Nascimento Arantes – Professor do Município de Santa Branca
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Palestra 1
Diretora do Instituto Reúna, fundadora do Instituto Mathema, conselheira do CEESP, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Conselho Consultivo do Movimento pela Base (BNCC – Base Nacional Comum Curricular), Membro do Conselho Consultivo da Fundação Nova Escola, é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP.
Palestra 2
Bacharel em Física (Universidade de São Paulo -1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University -1971), Doutor em Física (Universitaet Regensburg -1974). Professor Sênior do Instituto de Física e Membro da Coordenação da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Consultor da UNESCO para propostas curriculares. Principais focos de trabalho e de publicação de livros e artigos: educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências.
– Silvana de Fátima Nascimento – Secretária de Educação de Salesópolis
– Lucas de Assis Costa – Secretário de Educação de Itaquaquecetuba
– Tatiane Aparecida Passos – Professora do Município de Salesópolis
– Eurico Fiame Rodrigues – Diretor de Departamento da SME de Itaquaquecetuba
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Os Certificados estão disponíveis apenas para os participantes que entregaram pelo menos um relatório de participação.
Para baixar seu Certificado, basta acessar o Ambiente Virtual de Avaliação (AVA) do Segundo Fórum e clicar no link “Certificado” no final da lista.
O seu login de acesso e sua senha continuam sendo o número do seu CPF.
Clique em ACESSE O AVA DO SEGUNDO FÓRUM (botão abaixo) e preencha com o número do seu CPF os dois campos e clique em ACESSAR.
Fonte | Nome do documento | Baixar |
---|---|---|
Palestrante Telma Ferraz Leal | Heterogeneidade, educação e linguagem em contextos do campo e da cidade | Baixar |
Palestrante Telma Ferraz Leal | Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização | Baixar |
Palestrante Lilian Bacich | O que considerar na implementação do Ensino Híbrido? | Baixar |
Palestrante Fernanda Leopoldina Parente Viana | Ouvintes sortudos - Um programa de promoção da fluência em leitura – 2º ano | Baixar |
Palestrante Fernanda Leopoldina Parente Viana | O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica : um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | Baixar |
Palestrante Katia Stocco Smole | Apresentação da Palestra - BNCC, coerência pedagógica sistêmica e recomposição da aprendizagem na pandemia | Baixar |
Portal: www.forumeducacaoaltotiete.com.br
E-mail: contato@forumeducacaoaltotiete.com.br
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to