Durante os anos em que eu leciono, coloquei em prática uma rotina nas minhas turmas dos anos iniciais. Começava sempre com uma atividade mais simples com foco na alfabetização dos educandos que ainda estavam em processo de aquisição da leitura e da escrita.
Nesse ano, com a minha turma de 2º ano, apliquei as sugestões de rotina alfabetizadora do curso LEIA, do DOEP (Departamento de Orientações Educacionais Pedagógicas), e os resultados foram muito positivos. Percebi que os educandos avançaram em suas hipóteses de escrita e melhoraram muito a coesão e coerência em produções textuais.
As atividades de rotina alfabetizadora seguem uma sequência muito organizada, com sugestões bem elaboradas que elencam propostas diversificadas e criativas, que facilitam a aprendizagem dos educandos.
Implantar e manter uma rotina alfabetizadora traz inúmeros benefícios, pois essa fase é crucial para o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças.
Alguns benefícios incluem:
- Desenvolvimento da Consciência Fonológica: As crianças aprendem a identificar e manipular os sons das palavras o que facilita o aprendizado da leitura e da escrita.
- Aprimoramento do vocabulário: As crianças têm contato diário com novas palavras, expandindo seu repertório linguístico.
- Estímulo à leitura: Desenvolve o hábito da leitura desde cedo.
- Melhora da escrita: As crianças começam a entender as regras da escrita aprimorando a coordenação motora fina e o reconhecimento de letras, palavras e frases.
- Desenvolvimento da autonomia: Ao implementar uma rotina alfabetizadora, as crianças aprendem a se organizar e ter responsabilidades, o que contribui para o seu protagonismo no processo de aprendizagem.
- Fortalecimento da criatividade e expressão: A alfabetização permite que as crianças se expressem por meio de palavras, incentivando a criatividade e a comunicação.
- Interação Social: Com a rotina alfabetizadora as crianças se sentem mais confiantes para interagir com o ambiente escolar e social, desenvolvendo habilidades de convivência.
Enfim, a rotina alfabetizadora, aliada às novas tecnologias disponíveis através de sites e plataformas, contribui para que o educando sinta-se mais seguro em seu aprendizado, tornando o processo mais prazeroso e eficaz.
Professora Rute B. N. Maurelli
EPG Amadeu Pereira Lima