No dia 28 de agosto de 2025, a E.M.E.F. “Professora Palmyra Martins Rosa Perillo” realizou uma ação inovadora no âmbito do Projeto ODS 4, conduzida pela professora Fátima, da disciplina de Matemática, em parceria com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A atividade reuniu os estudantes dos 8º anos A e B em uma vivência pedagógica que integrou Matemática, inclusão e cultura digital, evidenciando o papel da tecnologia como aliada para tornar o aprendizado mais acessível.
O encontro teve como objetivo sensibilizar os estudantes para a importância de garantir o acesso equitativo à aprendizagem, especialmente para pessoas com deficiência visual. Durante a atividade, os jovens foram convidados a refletir sobre os desafios enfrentados no cotidiano por pessoas com deficiência, desenvolvendo empatia, cooperação e respeito.
Para enriquecer a experiência, foram utilizados recursos tecnológicos adaptados, que possibilitaram a exploração da Matemática de forma inclusiva. Softwares de apoio, materiais digitais e ferramentas de acessibilidade foram integrados ao trabalho, reforçando a presença da cultura digital como elemento essencial no processo educativo.
O projeto reafirma os compromissos do ODS 4 – Educação de Qualidade, que busca assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ao aliar inclusão, Matemática e tecnologia, a ação fortaleceu a compreensão de que a cultura digital deve estar a serviço de uma escola mais justa, acolhedora e transformadora. Confira um pouco mais em:
https://www.instagram.com/reel/DOOMt27Ecjz/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==