Professores participam de formação com foco nas linguagens oral e escrita das turmas de Educação Infantil

Nesta semana, professores dos estágios I e II se reuniram na Secretaria de Educação para encontro formativo do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI, proposta de desenvolvimento profissional direcionada às redes públicas de ensino, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Na rede municipal em Guarulhos, a iniciativa instituída pelo Decreto Federal nº 11.556/2023 fomenta a formação de 170 professores para que possam desenvolver práticas pedagógicas com as linguagens oral e escrita com as turmas de educação infantil.

A formação teve como foco um trabalho que garanta às crianças experiências variadas com as diversas linguagens e por meio da valorização do lúdico, das brincadeiras e das culturas infantis e que reconheçam o mundo no qual estão inseridas. A carga horária total da formação será de 126 horas, cumpridas por meio de encontros presenciais e atividades remotas que têm início agora, em maio, e seguem até dezembro.

“Os encontros objetivam proporcionar aos professores participantes elementos para que eles possam tornar-se agentes de seu próprio desenvolvimento profissional e assumam uma prática reflexiva sobre suas ações educativas”, enfatizou Solange Turgante, diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP).

Dentre os objetivos do programa, a diretora do DOEP destacou também o reconhecimento das crianças como sujeitos socioculturais plenos e o posicionamento do professor como mediador de sua aprendizagem e desenvolvimento, na especificidade da primeira infância.

Ao longo dos encontros, os participantes terão ainda a oportunidade de aprofundar conhecimentos acerca da complexidade que envolve o desenvolvimento de processos discursivos, a apropriação da linguagem escrita e os processos leitores realizados pelos seres humanos, no decorrer de suas vidas.

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