Professores exploram pensamento computacional em formação da Semecti

Durante o segundo encontro do percurso formativo “Educação Digital e Mídiática: Computação Desplugada na Prática Pedagógica”, o tema central foi “Pensamento Computacional I”.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2018, p. 474), o pensamento computacional compreende “as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos”.

O conteúdo foi abordado a partir de quatro pilares principais:

  • Algoritmo: definir as etapas ou sequências de passos para solucionar um problema;
  • Decomposição: dividir o desafio em partes menores e mais fáceis de resolver;
  • Reconhecimento de padrões: identificar elementos que se repetem e que podem auxiliar na solução;
  • Abstração: filtrar informações irrelevantes para tornar a solução aplicável em diferentes contextos.

Nesta edição, os participantes realizaram atividades práticas com pixels, explorando de forma lúdica a construção de algoritmos.

Ao final, responderam a uma avaliação on-line, via Google Forms, sobre a relevância da proposta, o impacto no repertório profissional e possíveis melhorias. O formulário pôde ser respondido de forma anônima.

O retorno foi amplamente positivo. Como destacou a participante Patricia Curto Fontana (2025):

“Percebi que esse curso vai ampliar meus horizontes em sala de aula. Poderei multiplicar para meus professores.”

Por Thiago Costa – Assessoria de Comunicação | Semecti

Contato de imprensa: e-mail comunicacao@semecti.com.br

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