Promovida pela educomunicadora Suéller Costa, oficina foi realizada na XII Jornada da Educação com o objetivo de explorar a intencionalidade pedagógica frente às inovações tecnológicas
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) avançam aceleradamente, e cabe aos professores acompanharem as inovações, conhecendo, explorando e desvendando possibilidades que esses suportes podem trazer à sua jornada didático-pedagógica. Dentre os recursos em destaque, encontra-se a Inteligência Artificial (IA), que pode auxiliar esses profissionais na elaboração do seu percurso de ensino e aprendizagem; assim como os estudantes, por meio de atividades que os orientem a entender o ambiente digital e, por meio dele, passar por uma alfabetização e letramento das linguagens que perpassam este espaço, que possui seus benefícios, porém, quando bem navegados.
Pensando nesses desafios, os professores da Rede Municipal de Guararema receberam uma formação especial durante a XII Jornada da Educação, realizada semestralmente para os profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Desta vez, o tema foi “Inteligência Artificial com olhar pedagógico: possibilidades aos contextos docentes e discentes”. Promovida pela educomunicadora Suéller Costa, que atua na rede como professora de Língua Inglesa, a proposta teve o objetivo de abrir o debate sobre essa tecnologia que já está presente no cotidiano escolar.
Ao longo do encontro, foram exploradas as aplicações da IA tanto no contexto dos professores quanto no dos estudantes, apontando os pontos positivos e negativos desses recursos e destacando a importância do professor nesse processo de transformações na área educacional. Afinal, ninguém melhor que esse profissional, que, com seu olhar pedagógico, pode trazer um viés explicitamente educativo às novidades que lhe são apresentadas. Por mais deslumbrantes que os recursos pareçam ser, eles precisam ser incorporados com objetivos e propósitos, os quais só podem ser alcançados quando utilizados com intencionalidade pedagógica.
Durante a oficina, os professores passaram pelo seguinte percurso:
- Inteligência Artificial na Educação – apresentação do conceito, aplicabilidade e os principais impactos da IA na área educacional;
- Benefícios das IAs – discussão das vantagens e oportunidades da inteligência artificial quando aplicada com intencionalidade pedagógica;
- Malefícios das IAs – análise dos principais desafios do uso desses recursos na educação e destaque para a importância da atualização do professor, permitindo sua exploração educativa com os estudantes;
- Vamos experimentar – momento de experimentação com aplicativos que utilizam IA, possibilitando aos educadores desvendarem, na prática, suas potencialidades educativas para possível inserção no planejamento de aulas;
- Cases – Possibilidades aos docentes e discentes – socialização de projetos educomunicativos que exploram recursos de inteligência artificial realizados pela professora Suéller na Educação Básica com os seus estudantes do Ensino Fundamental.
Os estudos de caso são inspirados nas vivências da pesquisadora, que atua na interface entre Educação e Comunicação, ou seja, na área da Educomunicação. Essa atuação tem permitido explorar mídias e tecnologias com intencionalidade pedagógica junto a crianças e adolescentes, transformando as salas de aula em importantes laboratórios para colocar os estudos teóricos em prática e, assim, contribuir para a implementação contínua – dos anos iniciais aos finais – de uma educação midiática e digital, com foco nos usos éticos, responsáveis, conscientes e, sobretudo, educativos e, por sua vez, emancipadores das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).


