A 15ª Semana do Surdo é comemorada pela rede municipal de Guarulhos com ações de conscientização sobre as lutas e conquistas da comunidade surda. No dia Nacional do Surdo, celebrado nesta segunda-feira (26) a Secretaria de Educação destaca a importância da Libras (Língua Brasileira de Sinais), a diversidade dentro da comunidade surda, sua representatividade, além da criação de classes de educação bilíngue por meio do uso da Libras como língua de instrução e da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua para crianças, jovens e adultos.
A abertura da Semana será realizada nesta quarta-feira (28), a partir das 19h, no Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor, com apresentações das classes bilíngues de surdos e a palestra sobre o universo da pessoa surda na sociedade.
O evento contará com a participação das três escolas-polo bilíngues de surdos do município: EPGs Anísio Teixeira, Crispiniano Soares e Edson Nunes Malecka. A programação reúne apresentações teatrais, depoimentos e vídeos envolvendo os trabalhos das crianças das unidades escolares.
Às 20h, ocorre a palestra com tema Surdos nos dois mundos, com o professor Tiago Codogno Bezerra, mestrando em Educação pela PUC-SP e docente na Derdic, escola de educação básica para crianças e jovens surdos vinculada à PUC-SP e do Instituto Singularidade.