A presente atividade foi desenvolvida pela Professora Verônica Silva Aparecida, com os estudantes da EM Professor João Cardoso de Pereira.

Objetivo desta atividade é desenvolvimento do pensamento computacional por meio do raciocínio lógico, da criação de algoritmos e da cooperação entre os alunos, utilizando comandos simples em um ambiente lúdico e concreto.

Os estudantes foram organizados em duplas. Um dos componentes desta dupla ficou responsável por criar e verbalizar os comandos, enquanto o outro executava as ações. Para isso, montamos no chão do pátio uma malha quadriculada, representando um espaço de deslocamento. Os comandos disponíveis eram restritos às instruções: avance; vire à direita; vire à esquerda.

 O estudante deveria levar o colega de um ponto de partida até um destino definido, sem sair da malha e sem comandos adicionais. 

Os estudantes se revezaram nos papéis de “programador” e “executor”, exercitando a atenção, a clareza nas instruções, a noção espacial e o trabalho em equipe. 

Esta atividade teve como principais habilidades desenvolvidas: compreensão de sequência lógica; pensamento crítico e antecipação de ações; coordenação motora e orientação espacial; comunicação clara e cooperação.

 Para ampliar esta atividade, os seguintes desdobramentos podem ser realizados: introdução de obstáculos no trajeto para aumentar o desafio e a criação de missões ou objetivos (ex.: pegar um objeto no caminho).

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments