Participantes do curso de tecnologia assistiva finalizam projetos para uso de alunos com deficiência da rede municipal

Professores das escolas da rede municipal que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão em fase de finalização e impressão de projetos resultantes do curso Desenvolvendo Soluções Inclusivas: Utilizando Impressoras 3D na Tecnologia Assistiva. Depois de confeccionados, os recursos adaptados serão utilizados pelos educandos com deficiência nas escolas da Prefeitura de Guarulhos.

O curso, que teve início em maio e segue até meados de agosto, possibilitou aos participantes o desenvolvimento de recursos personalizados, essenciais para suprir necessidades específicas de estudantes com deficiência em sala de aula, o que fornece apoio ao processo de ensino e aprendizagem.

Além de introdução aos conceitos de desenho, ajustes e operação do equipamento e fabricação digital com impressoras 3D, o curso também oferece aos participantes um panorama de quais materiais podem ser utilizados na criação de recursos de tecnologia assistiva.

Criatividade

A partir das necessidades de crianças com pouco movimento nas mãos, atendidas pelo AEE em seus polos de atuação, as professoras Adriana Silveira Gomes, da EPG Celso Furtado, e Sueli Colapietro, da EPG Padre João Alvarez, criaram um adaptador com o qual é possível segurar uma ponteira para uso de netbooks, do teclado inteligente do Tix Letramento e tablets. “Essa ferramenta vai dar condições de acessibilidade a alunos com paralisia cerebral e inclui-los nas atividades propostas, considerando suas reais necessidades com foco na eliminação de barreiras, explicou Adriana.

Sueli destacou a criatividade do professor do AEE como fator essencial no momento de conceber os recursos a partir do que os alunos realmente precisam para avançar na aprendizagem. “Muitas vezes esse recurso não está à disposição para compra, então, você tem que pensar exatamente no tipo de material com o qual vai trabalhar, se é resistente, flexível, se não aperta, que seja confortável para a criança. Aqui no curso aprendemos a pensar de forma diferente, desenhar, criar, tentar outras maneiras quando não é possível fazer de determinada forma”, disse a docente.

Prancha de comunicação, suporte para manuseio de netbooks e do teclado inteligente do Tix Letramento, adaptadores para copos e colheres, além de adaptadores para lápis, canetas e pinceis estão entre os recursos de acessibilidade criados pelo grupo de professores.

Soluções para o dia a dia

Com a Torre de Hanoy com encaixe, as professoras Nayara Spinella, da EPG Lino Ferreira de Oliveira, e Elizabeth Regina Dias, da EPG Almir Nogueira, esperam que as crianças consigam desenvolver inúmeras aprendizagens. “As peças são circulares e de encaixe, permitindo com que as crianças desenvolvam o raciocínio lógico, coordenação motora fina, movimentos de pinça, noções de maior e menor, crescente e decrescente, cores e texturas diferentes, importantes para o desenvolvimento sensorial de educandos com Transtorno do Espectro Autista”.

De acordo com a professora Elizabeth, a torre pode ainda se desmembrar e tornar-se um chaveiro, que as mães podem levar junto à bolsa e utilizar em situações de crise. “O manuseio desse recurso acalma as crianças, evitando, assim, que as mães utilizem o aparelho celular para acalmá-las”, pontuou.

O curso Desenvolvendo Soluções Inclusivas: Utilizando Impressoras 3D na Tecnologia Assistiva é realizado pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da parceria entre o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) da Secretaria de Educação e o Laboratório de Criatividade e Inovação da Secretaria de Gestão (Esap-Lab).

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