Proporcionar uma educação bilíngue de qualidade e garantir a igualdade de oportunidades para bebês, crianças, jovens e adultos surdos de Guarulhos. A rede municipal se compromete dia a dia com o avanço nas políticas públicas de inclusão, como a oferta de classes bilíngues para surdos, curso de português para surdos, dentre outras ações de acessibilidade, respeito e valorização das diferenças.
Regulamentada em 2019 pela lei municipal 7.795, a criação das classes bilíngues nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos é um marco importante na educação da cidade para a garantia dos direitos linguísticos, culturais e educacionais dos educandos surdos. Desde então, as ações têm contribuído ativamente para a socialização dos estudantes surdos e ouvintes dentro do ambiente escolar.
A iniciativa visa a atender necessidades específicas de cada criança e valorizar a identidade linguística e cultural da comunidade surda, além de assegurar seu pleno desenvolvimento cognitivo e social com as famílias.
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Atualmente a rede municipal de ensino atende cerca de 70 alunos surdos e conta com três polos, nas EPGs Crispiniano Soares, no Jardim Bom Clima, Edson Nunes Malecka, no Jardim Ponte Alta, e Anísio Teixeira, na Vila Paraíso. Recentemente houve a retomada do trabalho com os surdos da Educação de Jovens e Adultos na EPG Dorival Caymmi, na Vila Any.
“Estamos plenamente satisfeitos com o amor que os professores têm em ensinar, o modo como a escola acolheu o meu filho e por nos orientar. Antes estávamos perdidos, sem um norte a seguir, e hoje sabemos como agir e aceitamos com alegria. A integração com os pais é um diferencial em relação à antiga escola, que não tinha classe bilíngue para surdos. Nós participamos de palestras, reuniões que nos dão voz, troca de experiências, além de conhecermos o ambiente escolar em que o nosso filho passa boa parte do tempo”, elogiou Eliseu Custódio Martins, pai de Lukas Santos Martins, de oito anos, aluno do estágio I da EPG Anísio Teixeira.
O pai destacou ainda a boa interação que o filho teve com a turma. “Agora o Lukas é compreendido, não fica isolado, é aceito. E nós entendemos que a língua que ele se comunica é Libras (Língua Brasileira de Sinais)”.
Inclusão para todos
Em 2022 teve início o atendimento de bebês surdos de zero a três anos, matriculados nas escolas de educação infantil (creches) da rede municipal, iniciativa alinhada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, segundo a qual a oferta de educação bilíngue de surdos terá início no ano zero do bebê, na educação infantil e se estenderá ao longo da vida.
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O atendimento reforça a importância que as famílias têm na aprendizagem e na comunicação de crianças surdas, com a utilização de Libras como língua de instrução e mediação e o português escrito como segunda língua.
Formações específicas para professores bilíngues
A Secretaria de Educação promove diversas formações que aprofundam as singularidades das crianças surdas e seu processo de aprendizagem, as relações entre língua e linguagem e o ensino das primeiras enunciações.
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“A rede municipal oferece atendimento por meio de uma professora itinerante, rodas de conversa sistemáticas com as famílias, formação em Libras para os professores das escolas dos bebês e formação específica com os professores bilíngues, além de acompanhar o processo de transição da creche para a escola da criança. Realizamos um trabalho que é referência no Estado de São Paulo para a comunidade surda, principalmente na primeira infância”, explica Rafael Miguel, coordenador de Programas Educacionais da secretaria, sobre o uso de Libras como direito linguístico.
Curso de português para surdos
A Prefeitura oferece ainda o curso de português como segunda língua para surdos gratuitamente no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear). As aulas tiveram início em 2022 com o objetivo de ampliar o conhecimento da leitura e da escrita da língua portuguesa para crianças e jovens com idades entre dez e 17 anos.
As aulas de português são ministradas com o uso de Libras como primeira língua aos participantes por meio de vivências, dinâmicas, jogos e encaminhamentos didático-metodológicos adequados às suas peculiaridades linguísticas.
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Nesse contexto, a Língua Brasileira de Sinais assume a centralidade no processo e tem o papel de língua de instrução e de mediação para o desenvolvimento do aprendizado paulatino da língua portuguesa na modalidade escrita. Sendo assim, Guarulhos avança cada vez mais como potente espaço formativo, inclusivo, público e gratuito para alunos surdos.
Saberes em Casa
Durante a pandemia a Prefeitura de Guarulhos lançou o programa diário Saberes em Casa, com uma série de atrações para crianças, adolescentes, jovens e adultos, veiculado no YouTube pelo portal da Secretaria de Educação. Na época também esteve presente em alguns canais de TV da cidade.
Além de toda a programação possuir um intérprete de Libras, o programa apresenta o quadro Libras em Casa, que tem como objetivo acessar o currículo por meio da Língua Brasileira de Sinais a partir do ensino, da construção, do aprofundamento e do compartilhamento de diversos conhecimentos.
As propostas contribuem para a difusão e o uso de Libras pelos educandos surdos, permitindo também que, gradativamente, construa-se um caminho da Libras como língua adicional de muitas crianças ouvintes para que possam aprender e produzir suas primeiras sinalizações a partir do programa.
Galeria
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