No terceiro encontro do percurso formativo “Educação Digital e Mídiática: Computação Desplugada na Prática Pedagógica”, os cursistas revisitaram o percurso didático e relembraram os três eixos da Computação Básica previstos na BNCC: Cultura Digital, Mundo Digital e Pensamento Computacional.
As formadoras destacaram as diferenças entre a computação plugada — que utiliza recursos digitais — e a computação desplugada, que promove o desenvolvimento do pensamento computacional sem o uso de dispositivos eletrônicos. Foi ressaltada a importância de trabalhar a abordagem desplugada no contexto escolar, especialmente por seu caráter acessível e inclusivo.
Durante as atividades, os participantes vivenciaram momentos práticos: no módulo de computação desplugada, reconheceram padrões com o uso de lápis de cor e realizaram agrupamentos utilizando peças de montar coloridas. Já na etapa plugada, aprenderam a acender uma luz com LED, pilhas e massa de modelar, explorando conceitos básicos de eletrônica de forma simples e interativa.
Para a cursista Letícia Natália da Silva, a proposta une teoria e diversão:
“Amo o dinamismo da formação. Parabéns por fazerem desse momento de formação também uma diversão, pois assim poderemos utilizar o conhecimento adquirido de uma maneira mais lúdica em nossa prática”, afirmou.
A ação integra o programa “Educação em Ação: profissionais que se conectam, educação que transforma”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti).
Por Thiago Costa – Assessoria de Comunicação | Semecti
Contato de imprensa: e-mail comunicacao@semecti.com.br
Acompanhe as ações da Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba nas redes sociais: https://www.instagram.com/semecti_itaqua/ e site institucional: https://semecti.com.br/









