Os estudantes do 5º ano C, da Escola Municipal Vitor Salviano, em Suzano, participaram de uma atividade inovadora de leitura e interpretação de textos jornalísticos, conduzida pela professora Andressa Reguim Pascotti. A proposta teve como base o portal globo.com e buscou estimular a compreensão crítica e o interesse dos estudantes pelas diferentes editorias, como política, esporte e cultura.
Durante a dinâmica, cada estudante explorou o site e escolheu livremente uma notícia de acordo com seus interesses. Segundo a professora, os títulos foram decisivos no processo de seleção, já que despertaram a curiosidade e motivaram a leitura.
Na sequência, a turma realizou uma roda de notícias, momento em que compartilharam os títulos escolhidos, refletiram sobre os motivos da escolha e levantaram hipóteses sobre o conteúdo a partir dos subtítulos. O exercício foi concluído com a leitura do primeiro parágrafo, identificando o “quem” da notícia e relatando o que compreenderam.
A prática, que já faz parte da rotina da classe, tem garantido maior autonomia aos estudantes, que agora sabem acessar o portal, navegar pelas editorias e selecionar informações de acordo com seus gostos e interesses. “Virou um hábito tranquilo. Eles já entendem como buscar, o que gostam de ler e que tipo de notícia pesquisar”, destacou a professora Andressa.
Segue abaixo fotos dos alunos que participaram da atividade de leitura e interpretação de textos jornalísticos.











