Inspirado na tendência dos bonecos personalizados que viralizaram na internet, a Escola Municipal Profª Alice Moura Rodrigues, de Guararema, desenvolveu um projeto que foi muito além da estética digital. A iniciativa, intitulada Talents of English Club (Talentos do Clubinho de Língua Inglesa), envolveu uma série de atividades pedagógicas voltadas à valorização da identidade, da diversidade e das habilidades dos alunos, culminando na criação de avatares gerados por inteligência artificial.
O projeto foi desenvolvido pela professora Suéller Costa durante as aulas de Língua Inglesa com as suas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As atividades ocorreram durante os “momentos makers”, quando o repertório idiomático é atrelado a atividades “mão na massa”, que exploram não só os conteúdos curriculares como também uma educação que perpassa pelas mídias e tecnologias, usadas em prol da autoria discente. Este espaço recebeu, inclusive, um nome e slogan especiais: English Club – Let’s Learn Together! Neste clubinho, as inspirações norteiam os projetos, como o realizado com base nas tendências que as crianças compartilharam com a professora.
A proposta com os avatares teve início com dinâmicas de integração entre professora e estudantes, como Let’s get to know each other, Fake or News e How my friends see me?, que estimularam o autoconhecimento e o reconhecimento entre os colegas. A proposta evoluiu para a descoberta de talentos individuais, com atividades como Who am I? e All About Me, nas quais os alunos compartilharam gostos, habilidades e preferências culturais.
A etapa seguinte mergulhou no universo digital. Utilizando ferramentas como Google Drive, Docs, Gmail, Padlet e ChatGPT, os estudantes criaram seus “cadernos digitais”, registraram produções, fotografaram colegas e refletiram sobre cidadania digital. Com apoio da professora, elaboraram perfis bilíngues destacando suas competências e acessórios que representam seus talentos. Esses textos foram transformados em prompts para gerar os bonecos personalizados com IA.
O resultado foi um mural virtual no Padlet, onde cada estudante apresentou seu avatar acompanhado de um miniperfil em Inglês e áudios gravados com suas narrativas. A atividade contemplou os cinco eixos da Língua Inglesa — oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural — e se tornou uma vitrine positiva dos talentos da escola.
Mais do que um projeto tecnológico, a ação revelou o protagonismo estudantil, promovendo o respeito à diversidade e a valorização da pluralidade cultural. Cada criança foi reconhecida por suas singularidades, transformando o ambiente escolar em um espaço de expressão, criatividade e pertencimento.
*********
Legenda: O mural se tornou uma vitrine positiva dos talentos da escola; e o projeto revelou o protagonismo estudantil, promovendo o respeito à diversidade e a valorização da pluralidade cultural





