Do papel à sala de aula: educadores aprendem recurso lúdico para desenvolver pensamento computacional

No quarto encontro do percurso formativo “Educação Digital e Mídiática: Computação Desplugada na Prática Pedagógica”, realizado em 30 de junho de 2025, os participantes aprofundaram o tema “Pensamento Computacional na Prática II”.

Assim como nos encontros anteriores, as formadoras propuseram um momento vivencial para que os cursistas pudessem explorar possibilidades de aplicação em sala de aula. A atividade consistiu na pintura de quadrados seguindo comandos específicos para formar imagens — nesta edição, uma xícara e um pires.

O material utilizado foi disponibilizado para todos os participantes por meio do grupo de WhatsApp da formação, permitindo que o conteúdo seja adaptado e replicado nas unidades escolares.

Para a cursista Sueli Aparecida dos Santos, a experiência amplia as estratégias de ensino de forma criativa e acessível:

“A cada aula tenho aprendido como ensinar minhas crianças de forma desplugada e muito lúdica”, afirmou.

A formação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), integra o programa “Educação em Ação: profissionais que se conectam, educação que transforma”.

Por Thiago Costa – Assessoria de Comunicação | Semecti

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