Cotidiano na Educação Infantil

No Cotidiano da Educação Infantil as pequenas coisas tornam-se gigantes!
Desde o início do ano, a turma do Estágio I (crianças de 4 e 5 anos) trabalha com cantigas, parlendas, adivinhas e registra em seu caderno de leitura.

Neste mês, começamos o trabalho com a parlenda “Um, dois, feijão com arroz”: brincamos com ela, organizamos o texto coletivamente, conversamos sobre os elementos da parlenda e várias crianças trouxeram suas preferências entre os alimentos citados no texto.

Dentre nossas conversas, uma criança comentou que aprendeu a cozinhar arroz com sua família; uma outra que sabia o que era preciso para fazer a receita, por presenciar os familiares, diariamente cozinhando. Então, entre os demais, surgiu a questão: e como se cozinha o arroz? Muitos olhinhos brilhando, interessados, querendo saber!

Pesquisar as receitas digitalmente, com o uso dos netbooks, projetando-as para possibilitar à turma compará-las, também trouxe diversas observações do grupo. Receita, ingredientes, modo de fazer… Uma criança questionou: “nossa sala não tem fogão. Como podemos cozinhar?” E um debate surgiu sobre as possibilidades.

Organizamos as ações no calendário da sala para acompanharmos juntos o processo, com uma panela elétrica e a receita escrita para visualização de todos, combinamos a quantidade pensando que todos poderiam comer, duplicamos a receita e seguimos até chegar na execução. Cada criança contribuiu com uma porção, para compor as duas xícaras de arroz combinadas. Seguimos a receita até o momento mais esperado: a mistura dos ingredientes na panela! Admirando o vapor que subia, o som que da mistura se ouvia, cada criança deu sua contribuição ao mexer os ingredientes com a grande colher. Durante a espera, registramos o processo junto ao texto, no caderno de leitura.

Quando a panela sinalizou que o arroz estava pronto, que festa! Servimos nosso produto para a degustação de todos e trocamos nossas impressões. “Esse é o arroz mais delicioso da minha vida”, disse uma das crianças, toda orgulhosa!

Juntos, lavamos os utensílios utilizados e surgiu a ideia de compartilhar as receitas com as famílias, para possível construção de novas memórias, cheias de afeto, revisitando a vivência e partilhando o entusiasmo das aprendizagens e saberes construídos.

Atividades desenvolvidas na EPG Rogério Damião de Freitas.
Professora Silvia L. B. Fructuoso

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments