As parlendas são recursos valiosos na alfabetização. No 1º ano, elas favorecem o desenvolvimento da consciência fonológica, essencial para aprender a ler e escrever, além de estimular a memória, a oralidade e a fluência leitora. Trabalhar com parlendas também fortalece o vínculo com a cultura popular, tornando o aprendizado mais divertido e significativo.
Ao desenvolver as parlendas, como proposta da BNCC para o 1º ano, percebeu-se que as crianças demonstraram um grande interesse em desenvolvê-las, já que algumas delas, faziam parte do seu repertório cultural, o que gerou grande motivação no grupo.
Sendo assim, no decorrer do bimestre foram propostas diversas atividades e sequências didáticas, que uniam ludicidade e aprendizagem. Dentre elas, os alunos foram convidados a recitar as parlendas e a gravarem vídeos, para que pudessem assistir e compartilhar com os pais suas próprias gravações, como forma de estimular a leitura, consciência fonológica e de aprimorar o vocabulário. Além disso, o envolvimento com a gravação dos vídeos, foi estimulante para os alunos, esse uso transforma a prática da parlenda em um processo mais envolvente e divertido, aumentando o interesse e a participação das crianças.
Ao assistir seus próprios vídeos, os alunos puderam analisar de forma coletiva, sua leitura, entonação, expressão, além de perceberem seu desenvolvimento na aprendizagem, essa estratégia pode estimular a autoestima da criança, a segurança e valorizar sua evolução.


