Segundo a BNCC, a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de ler e escrever, e isto tem sido o foco do trabalho docente em nossa escola. Com estas vivências registradas na turma do 2° ano B, pretendemos que os estudantes desenvolvam as habilidades de leitura e escrita dentro do período adequado, contemplando atividades lúdicas e contextualizadas através das Metodologias Ativas  com a rotação por estações, sendo que em cada estação se desenvolve uma atividade diferente de leitura e escrita: 1ª Estação Leitura na Plataforma Elefante Letrado com o objetivo  de desenvolver a compreensão leitora e o hábito da leitura, 2ª Estação Fábrica de Frutas para a formação de pseudopalavras, desenvolve a consciência fonológica decodificando palavras não canônicas bem como a sua escrita, 3ª Estação Telefone Móvel para desenvolver a fluência leitora com a auto regulação através da escuta, 4ª Estação jogos digitais na Plataforma Wordwall para desenvolver a habilidade de leitura e escrita de palavras/frases com sílabas complexas. Com esta abordagem inovadora aliada a outras estratégias em sala de aula e o uso do Cantinho da Leitura, obtivemos grandes avanços na alfabetização da turma do 2° ano B.

E.M. PROFª CÉLIA LEONOR LOPES LUNARDINI

Isamara Santos

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments