Ser professora e não falar da importância das intervenções é inevitável. Na alfabetização, então, é uma parte crucial do meu trabalho, pois assim, torno a experiência com educandos mais desafiadora, gratificante e enriquecedora.
Entendo que não tem como ensinar sem passar por esse processo de construção de um educando ativo, afetivo e social e como professora, o meu papel de mediadora, é constante para que eles sejam confrontados com o objeto de conhecimento.
Desde o início do ano letivo, me dediquei para identificar e compreender as necessidades de cada um. Através de sondagens periódicas, consegui identificar onde os educandos precisavam de maior suporte, como a consciência fonológica, a decodificação de palavras e a compreensão de textos. Essa identificação precoce foi fundamental para direcionar minhas intervenções de forma eficaz.
A alfabetização na idade certa é fundamental e abre portas para o conhecimento e compreensão do seu papel na sociedade, e o meu papel neste processo, é garantir que cada educando desenvolva essas habilidades de maneira sólida.
Para que isso pudesse acontecer, combinei e ajustei, constantemente, intervenções com uso de recursos adicionais (letras móveis e jogos), atividades de fluência de leitura, onde líamos em voz alta juntos e discutíamos as estratégias utilizadas para decodificar as palavras.
Além disso, as atividades lúdicas no processo de aprendizagem , como jogos de rimas e atividades de correspondência entre letras e sons, tornaram o aprendizado mais envolvente e divertido, e os agrupamentos produtivos promoveram um ambiente positivo e estimulante.
A parceria com as famílias também foi peça chave neste percurso. Organizei reuniões para discutir o progresso das crianças e mostrei o quanto faz diferença a participação deles.
Em suma, minha intervenção orientada por uma abordagem personalizada, envolvente e colaborativa, através de diagnósticos precisos, práticas adaptadas para que esse processo de alfabetização seja eficaz.
A experiência tem sido profundamente gratificante, e estou animada para continuar apoiando e acompanhando o crescimento dos educandos nesse 1o ano do processo de alfabetização.
Professora Gisele Bertoni
EPG Professora Nadja Maria Seabra Santos