A Escola Municipal Guiske Tadano desenvolveu o projeto “A Arte da Educação Criativa com Recursos Digitais”, que promove aulas inovadoras ao integrar recursos tecnológicos e de inteligência artificial no cotidiano escolar. A iniciativa utiliza ferramentas como o ChatterPix Kids, o Kahoot nos Chromebooks e o ChatGPT, oferecendo aos alunos experiências lúdicas, criativas e interativas que fortalecem a expressão, a colaboração e o pensamento crítico. Mais do que inserir tecnologia, o projeto transforma a sala de aula em um ambiente de protagonismo e preparação para os desafios do futuro.
Voltado aos alunos da Educação Infantil (G4 e G5) e do Ensino Fundamental (1º Ano), o projeto tem como objetivo promover práticas pedagógicas inovadoras que tornem o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e significativo, estimulando a criatividade, o protagonismo e a competência digital dos estudantes. Na turma do 1º Ano B, por exemplo, o professor Jeferson, de Arte, fotografou cada estudante e perguntou qual profissão desejaria seguir no futuro. As informações foram processadas no ChatGPT, que gerou imagens das crianças em versões futuras já atuando nas carreiras escolhidas. O momento em que os alunos se viram projetados no futuro foi registrado em vídeo, despertando surpresa e encantamento.
Com o ChatterPix Kids, os brinquedos ganharam vida e voz narrada pelos próprios alunos, estimulando criatividade, oralidade e produção de narrativas. Já com o uso dos Chromebooks, os estudantes participaram de um Kahoot sobre o folclore brasileiro, vivenciando uma aprendizagem gamificada e colaborativa. Os resultados evidenciam maior criatividade, expressão oral e escrita, aprendizagem colaborativa, desenvolvimento de competências digitais, pensamento crítico e, principalmente, mais motivação e participação ativa em comparação às atividades tradicionais.
A experiência demonstrou que a integração entre ensino e tecnologia pode transformar a sala de aula em um espaço mais atrativo, criativo e significativo. O uso do ChatterPix Kids, do Kahoot e do ChatGPT potencializou a aprendizagem de forma ética e responsável, ampliando o protagonismo dos alunos e preparando-os para o mundo digital. Como recomendação, o projeto reforça a importância da continuidade e da expansão dessas práticas pedagógicas inovadoras em diferentes contextos curriculares.
Segue videos do projeto “A Arte da Educação Criativa com Recursos Digitais”