Meu primeiro Glossário, de A até Z!

A construção de um glossário de palavras, elaborado a partir de objetos pesquisados pelas próprias crianças, representa uma iniciativa que dialoga diretamente com os processos de alfabetização, com a inserção na cultura digital e com as orientações da BNCC. Mais do que reunir palavras, essa experiência coloca o estudante como protagonista da aprendizagem, pois o ato de observar, nomear, registrar e compartilhar objetos do seu cotidiano torna o aprendizado mais vivo e significativo.

A dimensão digital surge como aliada nesse processo, quando podemos despertar a prática investigativa por meio de vídeos educativos e também possibilitamos a reflexão da formação das palavras, por meio dos jogos digitais. Uma ferramenta que amplia a prática pedagógica e abre caminhos para a curiosidade e investigação.

No campo da alfabetização, o glossário possibilita que a criança estabeleça relações entre a oralidade, a escrita e o significado concreto, ampliando o vocabulário e desenvolvendo consciência fonológica. Ao relacionar palavra e objeto, ela cria conexões que fortalecem a aprendizagem inicial da leitura e da escrita de forma prazerosa e contextualizada.

Assim, o glossário deixa de ser apenas um material impresso e passa a se transformar em um recurso multimodal, em que a criança não apenas consome tecnologia, mas também a utiliza como ferramenta de criação e expressão.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments