O projeto foi realizado na EM João Baptista Jungers , com a turma do quarto ano A, período da manhã, composta por 28 alunos, partiu da necessidade de oportunizar o aprendizado da cultura dos povos indígenas em consonância ao Plano Nacional de Equidade e Etnias Raciais e Quilombolas a lei nº 14.533, de Janeiro de 2023 que norteia diretrizes referente a Política Nacional de Educação Digital e os conteúdos curriculares de História e Geografia: formação da população brasileira, e povos originários , respectivamente.
Os alunos apresentaram uma pesquisa sobre a cultura indígena: instrumentos musicais, brinquedos e brincadeiras, culinária, planta usada para pintar o corpo e plantas medicinais. O último trabalho citado teve destaque e os estudantes ficaram curiosos para saberem quais os benefícios das plantas. A partir de então iniciaram as pesquisas fazendo uso dos recursos tecnológicos e digitais.
Foi semeado o conceito de sustentabilidade, educação digital e sua importância na aquisição do conhecimento, com atividades práticas e significativas partindo das curiosidades dos alunos, promovendo o protagonismo, valorizando a cultura, respeitando as diferenças étnicas raciais dos povos indígenas, enfatizando sua contribuição na história do nosso país.


