A partir de 1948, o direito de todo ser humano à Educação foi firmemente estabelecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos:
Art. 26 – Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. (…)
Essas palavras simples, fortes e diretas embasaram posteriores Convenções, Declarações e Constituições da maioria dos países.
A concepção de Educação foi sendo detalhada e aprofundada, como na Declaração de Salamanca (1994), que propõe uma Estrutura de Ação em Educação Especial:
Acreditamos e Proclamamos que:
– toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem,
– toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas,
– sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades,
– aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades.
No Brasil, esses valores e princípios foram assimilados e expandidos, agora como direitos, pela Lei n.o 13.146/2015:
Art. 28 – Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I – sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
Todas as medidas dispostas por essa legislação estão fundamentadas no princípio da Equiparação de Oportunidades, reiterado em vários pontos do Preâmbulo e do Art. 1 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), que foi recepcionada no Brasil com equivalência de Emenda Constitucional (Decreto Legislativo 186/2008):
a. (…) reconhece a dignidade e o valor inerentes e os direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da família humana como o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo;
j. Reconhecendo a necessidade de promover e proteger os direitos humanos de todas as pessoas com deficiência, inclusive daquelas que requerem maior apoio;
Art.1 O propósito da presente Convenção é promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente.
Art. 3 – (e) Igualdade de oportunidades.
A visão atual considera a Educação Inclusiva como Educação para Todos, ou seja, entende que, para acolher a diversidade, as múltiplas e únicas formas de aprender, os talentos e os interesses, a escola deve assegurar a participação e ao mesmo tempo compreender cada aluno (a), indo além dos tipos de deficiência e das dificuldades de aprendizagem.
Portanto, considerados essas concepções e esses dispositivos legais, e diante sua responsabilidade de respeitar, incluir e assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças e jovens, a decisão das Secretarias de Educação de eleger EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUIDADE como tema central deste 3º Fórum reveste-se de grande importância e oportunidade.
Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a qualquer pessoa, e estamos comprometidos em fornecer um site que seja acessível ao público mais amplo possível, independentemente de suas condições.
Para cumprir isso, estamos seguindo da melhor forma possível as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 (WCAG 2.1) da Rede Mundial de Computadores (World Wide Web Consortium) (W3C) no nível AA. Essas Diretrizes explicam como tornar o conteúdo da Web acessível a pessoas com muitas condições de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes possibilita que o site seja acessível a pessoas cegas, com baixa visão, com deficiência motora, intelectual e outras dificuldades.
O site tem várias tecnologias:
- Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite ajustes às características individuais do usuário;
- O site utiliza um aplicativo baseado em Inteligência Artificial (IA) que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados por usuários cegos e para funções de teclado usadas por pessoas com deficiência motora.
Se você encontrou um problema ou tem sugestões para melhorias, pode falar com os responsáveis: contato@forumeducacaoaltotiete.com.br
Leitor de tela e navegação pelo teclado
Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com outras mudanças comportamentais, para garantir que os usuários com deficiência visual que usam leitores de tela possam ler, compreender e aproveitar as funções do site. Quando um usuário com um leitor de tela entrar no site, ele receberá imediatamente uma solicitação para entrar no perfil do leitor de tela para que possa navegar e operar o site de forma eficaz.
Nosso site tem alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, juntamente com capturas de tela do console de exemplos de código:
1. Otimização do leitor de tela
Executamos um processo em segundo plano que capta os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua mesmo ao atualizar o site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elementos, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups) e outros. Além disso, o processo em segundo plano verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição precisa e significativa baseada em reconhecimento de objeto de imagem como uma etiqueta (tag) ALT (texto alternativo) para imagens que não são descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres).
Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação de teclado Alt+1. Os usuários de leitores de tela também recebem avisos automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que acessarem o site.
Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela mais comuns, incluindo JAWS e NVDA.
2. Otimização para navegar pelo teclado
O processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift+Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou tecla Enter. Além disso, os usuários que navegam pelo teclado encontrarão menus de navegação rápida e de salto de conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt+1, ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado.
O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que eles aparecem, e não e não permitir que o foco se desvie dele.
Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Outros tipos de deficiência ou dificuldades considerados em nosso site
Navegação segura para pessoas com epilepsia – elas podem usar o site com segurança, sem correr o risco de convulsões resultantes de animações que ficam piscando ou combinações de cores que podem ser prejudiciais.
Modo para pessoas com deficiência visual: este modo ajusta o site para a conveniência de usuários com baixa visão como visão de túnel, catarata, glaucoma, entre outras.
Modo cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack.
Leitor de tela é um software para usuários cegos instalado em um computador ou smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Modo de deficiência intelectual: este modo oferece diferentes opções para permitir que usuários com deficiências intelectuais ou dificuldades como dislexia, autismo, com sequelas de acidente vascular cerebral (AVC) e outras se concentrem nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Distúrbios do Desenvolvimento: este modo ajuda estes usuários a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Perfil de navegação do teclado para pessoas com deficiência motora: permite operar o site usando as teclas Tab, Shift+Tab e Enter. Também é possível usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade
Ajustes de fonte – é possível aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais.
Ajustes de cores – é possível selecionar perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Também é possível trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes.
Animações – usuários epilépticos podem parar todas as animações em execução com o clique de um botão. Animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flash CSS.
Destaque de conteúdo – os usuários podem optar por enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem optar por destacar apenas elementos focados.
Silenciamento de áudio – usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Essa opção permite que os usuários silenciem todo o site instantaneamente.
Distúrbios cognitivos – utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com distúrbios cognitivos compreendam significados de frases, iniciais, gírias e outros.
Funções adicionais – também é possível alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, habilitar um teclado virtual e muitas outras funções.
Compatibilidade com navegador e tecnologia assistiva
Nosso objetivo é oferecer suporte à maior variedade de navegadores e tecnologias assistivas possível, para que os usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível.
Portanto, trabalhamos muito para apoiar os principais sistemas que representam mais de 95% do mercado de usuários, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), tanto para Windows e para usuários de MAC.
Notas, comentários e feedback
Apesar de nossos esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda pode haver páginas ou seções que não são totalmente acessíveis, estão em processo de tornar-se acessíveis ou precisam uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis.
Portal: www.forumeducacaoaltotiete.com.br
E-mail: contato@forumeducacaoaltotiete.com.br
Secretarias Municipais de Educação
Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê – CONDEMAT
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
If you’ve found a malfunction or have ideas for improvement, we’ll be happy to hear from you. You can reach out to the website’s operators by using the following email
Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to